CIDADE
29/06/2024 às 10:23 por Edna Lautert


Procon realiza levantamento para melhoria do serviço de telefonia no interior

Procon realiza levantamento para melhoria do serviço de telefonia no interior

A mobilização em prol da melhoria do serviço prestado pelas opera­doras de telefonia na área rural de Santo Ângelo tem sido uma constante nas ações do Procon.

Durante o mês de junho o Procon está realizando um diagnóstico das dificuldades e experiências da comunidade rural com os serviços de comu­nicação (telefonia e internet) e assim desenvolver estratégias e instrumentos jurídicos para as­segurar o acesso eficiente aos serviços das operadoras.

Devido à legislação atual (LEI Nº 9.472, de 16 de julho de 1997) que dispõe sobre a organização dos serviços de telecomunica­ções, a criação e funcionamento de um órgão regulador e outros aspectos institucionais, nos ter­mos da Emenda Constitucional nº 8, de 1995, a banda larga e a telefonia móvel são operadas apenas em regime privado no país e não existe a obrigação de cobertura em zonas rurais, vilas ou estradas. Operadoras móveis são obrigadas a cobrir no míni­mo 80% (oitenta por cento) da área urbana do distrito sede da área município. Estudos mos­tram que, atualmente, apenas 16% das propriedades rurais do País têm acesso à conexão de internet de qualidade.

O especialista em Direito do Consumidor, e coordenador do Procon, Valter Portalete, diz que nos últimos 30 anos a produ­ção do sistema agroindustrial passou a gerar a necessidade de um serviço que, mais do que um direito, se tornou uma ne­cessidade básica do produtor e morador da área rural. “Além da questão econômica, a ques­tão social é prejudicada por este serviço ineficiente ou mesmo sem acesso. Muitos jovens que saem para estudar distante de casa ficam impedidos de retor­nar, porque necessitam de um serviço de internet eficiente para desenvolver suas atividades escolares/acadêmicas. Com isso, a permanência dos jovens na zona rural fica prejudicada”, destaca.

Os dados coletados nas co­munidades do interior serão repassados a Procons Brasil e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) do Ministério das Comunicações (MCom) e Mi­nistério da Agricultura

CONTRIBUIÇÕES

Quem reside em área rural e desejar contribuir para esta avaliação, pode enviar mensagem para o Procon de Santo Ângelo, (55) 3313-9370 infor­mando nome, localidade onde reside, operadora e situação do serviço (muito bom – razoável -  de baixa qualidade).

Fonte: Procon Santo Ângelo (editado)


Compartilhe essa notícia: