SAÚDE
03/07/2024 às 15:08 por Ricardo Bolson


Em Santa Rosa, projeto inédito vai interligar sistemas de hospital e unidades de saúde

Em Santa Rosa, projeto inédito vai interligar sistemas de hospital e unidades de saúde
Foto: Prefeitura de Santa Rosa/Divulgação

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR) e o Hospital Vida & Saúde assinaram na manhã desta terça-feira (02), um Termo de Cooperação para colocar em prática o projeto: “Saúde Digital Integrada”. O evento aconteceu no 9º andar da Nova Unidade do Vida & Saúde e contou com a presença de autoridades e profissionais de saúde. A iniciativa tem como objetivo interligar os sistemas do hospital e das 18 Unidades Básicas de Saúde do município.

Segundo o governo municipal, a ideia inédita no Rio Grande do Sul, na prática, vai facilitar e agilizar o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O prefeito Anderson Mantei, destacou a importância da ação: “Esse é um passo muito importante para integração dos nossos atendimentos, dessa forma teremos informações mais qualificadas e um atendimento mais assertivo”.

Para o presidente do Hospital, Sidnei Strejevitch, a iniciativa trará um importante benefício para o tratamento e acompanhamento dos pacientes de Santa Rosa. “Este é um projeto que fica como legado para a comunidade de Santa Rosa e região e que servirá como modelo para outros inúmeros municípios, promovendo atendimentos mais completos e mais resolutivos”, ressaltou.

Com o termo de cooperação assinado, as duas instituições passam a compartilhar dados, possibilitando o acesso ao histórico de atendimento do paciente, tanto nas unidades de saúde, quanto no atendimento hospitalar. Ou seja, quando o paciente procurar atendimento hospitalar ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), os profissionais poderão acessar os exames laboratoriais e os atendimentos já realizados na Unidade Básica. Todo o acesso à ficha técnica do paciente, leva em conta as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A ideia é que a interligação seja aperfeiçoada ao longo do tempo, com melhorias pontuais e a inclusão de outros pontos importantes para o acompanhamento do paciente.

Jornal Noroeste


Compartilhe essa notícia: