POLÍTICA
22/07/2024 às 14:49 por Ricardo Bolson


Cavalheiro diz que está preparado para ser prefeito e defende municipalizar a saúde

Cavalheiro diz que está preparado para ser prefeito e defende municipalizar a saúde

Luís Carlos Cavalheiro é um dos pré-candidatos do PDT à prefeitura de Santo Ângelo, e participou, nesta segunda-feira, 22, da rodada de entrevistas no programa Aldeia Global, da Rádio Sepé.

Sobre a disputa interna com o também pré-candidato pedetista Volnei Teixeira, Cavalheiro afirmou que o diretório do partido é que fará a definição e que não se incomoda em disputar a indicação no voto.

Neste sentido, defendeu que as pesquisas eleitorais que têm surgido em profusão são retratos do momento atual, e que nestes estudos há vários pré-candidatos com chances, entre eles os do PDT. No entanto, defendeu que a mudança de postura dos próprios candidatos no período eleitoral também mudará o cenário.

Ao abordar as possíveis composições, Cavalheiro frisou que o PDT é um partido de centro-esquerda mas que não possui restrições quanto a coligações com outras siglas, ao afirmar que os acordos devem se basear em similaridade de projetos para o município.

No campo de propostas, Cavalheiro diz ser necessário um olhar diferente para a área da saúde. Sua ideia é que o município tenha locais de atendimento intermediários, que possam desafogar tanto a UPA quanto os postos de saúde dos bairros.

“Temos que criar soluções de atendimento, criar estruturas intermediárias para as ocorrências do dia a dia. Por exemplo, o paciente que estiver com diarreia, ou se teve um pequeno corte que precisa de uma sutura, vai até o posto de saúde e dificilmente vai conseguir ficha de atendimento, ou se for na UPA pode demorar a ser atendido. Então penso que devemos criar três estruturas para este tipo de atendimento, uma na zona norte, que pode ser a reforma do posto da 22 de março. Temos que fazer outra na zona leste, que vai abranger Dido, Ditz, Rogowski, Neri Cavalheiro, todos esses bairros, e outra estrutura na zona sul. São locais que poderão desafogar a UPA e o Hospital Santo Ângelo, que ficariam com os casos realmente de urgência e emergência”, disse o pré-candidato.

Cavalheiro também ratificou sua intenção para o primeiro ato caso seja eleito: iniciar o processo de municipalização da saúde pública de Santo Ângelo.

A convenção do PDT que escolherá o candidato a prefeito da sigla está marcada para o dia 4 de agosto, um domingo. Todas as entrevistas com os pré-candidatos a prefeito estão na íntegra no canal do Grupo Sepé no Youtube.


Compartilhe essa notícia: