POLÍCIA
05/09/2024 às 10:20 por Francine Boijink


Bombeiros da região poderão rumar, a qualquer momento, a Mato Grosso do Sul

Bombeiros da região poderão rumar, a qualquer momento, a Mato Grosso do Sul
Bombeiros MS

Militares do Corpo de Bombeiros da região poderão rumar, a qualquer momento, a Mato Grosso do Sul, para atuação ligada a ocorrências de incêndios no estado da região Centro-Oeste do país. Há uma previsão de convocação que pode ocorrer a qualquer momento, sendo destinados para a missão um servidor de Ijuí, dois de Santo Ângelo e dois de Santa Rosa. No estado, há iminência de embarque de 14 militares. No momento, são realizadas, pelas equipes, atividades de combate ao fogo, de prevenção, de salvamento de animais, isolamentos das comunidades e salvamento de propriedades.

Dois militares do 11° Batalhão de Bombeiro Militar, com sede na Capital das Missões, já estão atuando nessas atribuições. O grupo que poderá ser convocado a qualquer momento, irá em substituição aos colegas que estão no local.

“A gente vai fazer uma rendição desse pessoal que já está no Mato Grosso do Sul. Nosso pessoal está sendo bastante elogiado lá. Tem saído nas redes sociais, nos jornais locais”, menciona o major Silvano Rodrigues.

Sobre as fumaças

No que tange às fumaças decorrentes das queimadas, o major reforça que, na região Sul, há o privilégio de haver movimentos que as dissipem, não sendo gerada uma preocupação tão grande em relação a isso.

“Possui o monóxido de carbono que compete muito, no nosso organismo, com o oxigênio. Ele tem uma boa penetração junto com o oxigênio em nosso pulmão. Então é aconselhável as pessoas não fazerem atividades em ambiente aberto, ficar restrito, ter o máximo de restrição ao seu ambiente fechado na casa, procurar umedecer a casa (umidificador, quando não tem umidificador, toalha molhada, bacia com água). Esse é um período bastante complicado, períodos em que deveríamos estar com sol, estamos com bastante nebulosidade”, orienta o major Silvano.

Francine Boijink- Grupo Sepé


Compartilhe essa notícia: