POLÍTICA
12/09/2024 às 11:28 por Ricardo Bolson


“Não se pode ir para a política para ajeitar o próprio bolso”, afirma candidato José Lima

“Não se pode ir para a política para ajeitar o próprio bolso”, afirma candidato José Lima

Postulante à prefeitura pelo Republicanos, José Lima tem focado sua campanha em dois valores: experiência e transformação.

Ex-prefeito por dois mandatos, com larga atuação na iniciativa privada, iniciou destacando que possui conhecimento da máquina pública e boas propostas.

Criticou os demais candidatos que têm falado sobre a criação de novas estruturas na prefeitura, que devem provocar maior inchaço na folha de pagamentos.

“Quando encerrei meu último governo, em 2004, estavam à minha disposição 138 cargos de confiança. Destes, apenas 68 estavam ocupados, ou seja, não adianta ficar só no discurso. O que o eleitor tem que observar é a prática”, argumentou.

Neste sentido, Lima afirma que há muitos interesses em jogo, indicando que não fará loteamento de cargos para conchavos políticos.

“Não se pode ir para a política para ajeitar o próprio bolso, ou para ajudar os amigos. Nossa proposta é trabalhar a favor de Santo Ângelo, sem ranços ou estruturas político-partidárias que têm causado tanto prejuízo para o nosso município”, disse.

Lima afirmou que, se eleito, convocará as entidades de classe, como a Acisa e o Sindicato Rural, para que indiquem nomes que ocuparão Secretarias importantes da prefeitura.

Sobre o meio rural, o candidato apresentou proposta que prevê asfalto da zona urbana até as sedes de todos os distritos do interior. “Para isso, vamos utilizar em sua plenitude a nossa usina de asfalto, que continua moderna. Uma pena é que, ultimamente, ela só tem sido usada em época de eleição”.

Além disso, o candidato prevê mutirões de trabalho nas demais estradas. “Temos o projeto que consiste numa equipe com cinco máquinas retroescavadeiras e um trator esteira, todos trabalhando dentro das propriedades. Com isso, foram mais de 800 produtores beneficiados, vamos fazer novamente e ampliar esse número”, afirmou.

Na zona urbana, Lima defendeu a necessidade de ampliar as melhorias em ruas de diversos bairros. Também argumentou a necessidade do retorno das obras de calçamento.

“Há necessidade, sim, e vamos restabelecer as frentes de calçamento de ruas. Só se fala em asfalto, mas para as pessoas que estão no barro, no atoleiro, calçamento já é um bom começo e nós vamos retomar”, pontuou.

Na área de saúde, o candidato ainda defendeu a redução de CCs em outras estruturas para aumentar o número de funcionários na UPA.

“Lá precisa mais médicos, médicos pediatras, além de outros profissionais técnicos para melhor atender a população, vamos colocar mais gente lá para atendimento. O que falta atualmente é gestão, responsabilidade do prefeito”, argumentou, lembrando também dos postos de saúde. “Hoje em dia falam: ‘atendemos 10 mil pessoas na UPA’. Mas isso é a prova de que o sistema de saúde não está funcionando, a prova de que a unidade básica no bairro não funciona, que faltam médicos e horários de atendimento. Por isso todas as pessoas vão para a UPA. Não pode acontecer”, disse. Além disso, Lima voltou a defender a municipalização da saúde em Santo Ângelo, apesar de admitir a complexidade da medida. “Óbvio que é difícil, mas tem que ter coragem e experiência para fazer”.

A íntegra da entrevista do candidato José Lima Gonçalves pode ser conferida no canal do Grupo Sepé no Youtube.


Compartilhe essa notícia: