GERAL
16/09/2024 às 08:07 por Francine Boijink


Semana será marcada por nebulosidade e aumento da temperatura no Rio Grande do Sul

Semana será marcada por nebulosidade e aumento da temperatura no Rio Grande do Sul
Duda Fortes / Agencia RBS

O sol voltou a aparecer neste final de semana no Rio Grande do Sul, após vários dias encoberto pela fumaça das queimadas pelo país.

A tendência, segundo a Climatempo, é de que, apesar da previsão para o tempo seguir firme e sem chuva, o céu ainda tenha muitas nuvens, com aumento progressivo da temperatura ao menos até a próxima quarta-feira (18).

Meteorologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Murilo Lopes garante que a nebulosidade desta semana no Estado não está ligada às queimadas, pois, além da chuva que tivemos no fim da última semana, áreas da Bolívia e dos Estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo tiveram focos de incêndio apagados pelas precipitações registradas por lá. 

Conforme a avaliação do especialista, a fumaça das queimadas ficará mais restrita ao centro do país, já que o Rio Grande do Sul terá ao menos até quarta-feira vento sul e leste, deixando o ar mais limpo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não apontou alertas para baixa umidade do ar ou tempestades durante a semana no Estado. Conforme a previsão, o céu terá períodos nublados com abertura de sol e temperaturas em elevação.

Enquanto o destaque da amplitude térmica fica para Bagé, na região da campanha, com variação de 21C° entre a mínima e a máxima na segunda (16), São Borja, na Fronteira Oeste, pode registrar temperaturas próximas dos 30°C na próxima quarta-feira (18).

Em Porto Alegre, a tendência é de tempo instável para o início da semana e poucas aberturas de sol. Na quarta-feira (18), a nebulosidade diminui e o sol volta a aparecer, elevando as temperaturas.

Informações GZH


Compartilhe essa notícia: