POLÍCIA
18/09/2024 às 13:32 por Francine Boijink


Em condições extremas, com a umidade do ar abaixo de 10%, bombeiros da região atuam nas queimadas em MS

Em condições extremas, com a umidade do ar abaixo de 10%, bombeiros da região atuam nas queimadas em MS
Foto: CBMRS

Em um cenário com condições extremas, em que a umidade relativa do ar está sempre abaixo de 10% e temperatura chega a quase 50°C, bombeiros do Estado têm atuação voltada a queimadas no Centro-Oeste do país. Seis militares da região rumaram, recentemente, a Mato Grosso do Sul para essa missão: sendo dois de Santo Ângelo, dois de Santa Rosa e dois de Ijuí. Dois militares do 11° Batalhão de Bombeiro Militar, com sede na Capital das Missões, já haviam sido convocados à atribuição anteriormente.

Um desses servidores que está desempenhado as funções nos biomas cerrado e pantanal é o Major Silvano Rodrigues. No local, as equipes estão com as ações voltadas à proteção ao meio ambiente e ao salvamento de animais.

“E a proteção também das comunidades que vivem em torno desses dois biomas. Trabalhamos em condições extremas, com temperatura facilmente passando dos 40 graus e a umidade do ar sempre abaixo de 10%, em torno de 7%,5%, exigindo muito do bombeiro militar”, menciona o Major.

Em 23 de agosto, a instituição divulgou que mais de 10 bombeiros militares especialistas em combate a incêndios florestais, organizados em 4 células de FR2 (Força de Resposta Rápida) seriam enviados ao Estado. Ainda de acordo com informações, cada célula é composta com uma viatura Pick-up equipada com conjunto bomba-tanque florestal e ferramental próprio para combate, incluindo mochilas costais, drone, pinga-fogos, sopradores, motosserras, abafadores, motobomba flutuante, líquido gerador de espuma, enxadas, entre outros.

Além disso, as células são autossuficientes em termos de operação, dispondo de equipamentos de apoio logístico como gerador, combustível, torre de iluminação, barracas individuais e internet via satélite (Starlink), divulgou o Corpo de Bombeiros Militar. (Com informações do Corpo de Bombeiros Militar)

Francine Boijink - Redação do Grupo Sepé


Compartilhe essa notícia: