POLÍTICA
11/10/2024 às 19:35 por Redação


PP escapou da ameaça de ser engolido pelo PL no Rio Grande do Sul

PP escapou da ameaça de ser engolido pelo PL no Rio Grande do Sul
Foto: Reprodução

Com o avanço do PL na eleição de 2022, filiados e simpatizantes do Progressistas assistiram a um avanço do partido de Jair Bolsonaro sobre suas bases. Naquele momento, o temor era de que o PP fosse engolido pelo PL, um partido que saiu das urnas com mais deputados federais e, portanto, mais dinheiro para as campanhas.  No início deste ano, o PL fez nova investida sobre prefeitos e vereadores do PP, mas o deputado federal Covatti Filho, presidente estadual do Progressistas, resolveu dobrar a aposta e estabeleceu como meta não só manter a liderança em número de prefeituras, como aumentar o número de prefeitos, vices e vereadores. 

Covatti atraiu novos líderes e o PP saiu maior da janela partidária. Apurados os votos de 6 de outubro, o PP comemorou o cumprimento da meta de eleger o maior número de prefeitos (foram 163 contra 126 do MDB), um crescimento de 15% em relação a 2020, além de aumentar o número de vice-prefeitos de 127 para 136 e de vereadores de 1.274 para 1.305. 

O presidente Progressista apostou na capacitação de líderes e na atenção ao Interior. Nos últimos dois anos, o PP promoveu 51 encontros de capacitação que reuniram mais de 8 mil pessoas em todo o Rio Grande do Sul. Como a coluna já registrou, o partido também aumentou de oito para 15 o número de prefeitas e subiu de 14 para 23 vice-prefeitas. Duas filiadas estão disputando o segundo turno como vice-prefeitas (Gladis Frizzo em Caxias do Sul e Professora Lúcia em Santa Maria). 

"São mais prefeitos, mais vices e mais vereadores. O dinheiro do fundo eleitoral e a foto do Bolsonaro no santinho seduziam. Mas nós botamos o pé na estrada, ajudamos com capacitação os nossos candidatos, dividimos de maneira muito igual os recursos e o resultado veio. O trabalho e a tradição da direita raiz saíram vitoriosas nas urnas", comemora Covatti, herdeiro de uma dinastia que inclui o pai, Vilson Covatti, secretário de Desenvolvimento Rural, e a mãe, Silvana, deputada estadual.

Fonte: GZH


Compartilhe essa notícia: