GERAL
17/10/2024 às 11:36 por Edna Lautert


Pesquisadores avaliam novo achado arqueológico no centro histórico de Santo Ângelo

 Pesquisadores avaliam novo achado arqueológico no centro histórico de Santo Ângelo
Foto: Divulgação | Grupo Sepé

Pesquisadores do Núcleo de Arqueologia do Museu Municipal José Olavo Machado encontraram no Centro Histórico de Santo Ângelo o que pode ser mais uma remanescente histórica do período jesuítico-guarani. 
O arqueólogo Orestes Jayme Mega, disse que as escavações vêm ocorrendo desde setembro, e que o achado foi de um piso da época jesuítico-guarani.  O local trata-se de um terreno em construção de um novo conglomerado imobiliário, na rua Antônio Manoel, no centro da cidade, nas proximidades da Cúria, no chamado "Quadrilátero central" - denominado assim por ser área de preservação, e onde em cada obra são necessárias pesquisas arqueológicas dos locais a serem edificados.
O arqueólogo lembra que esse tipo de escavação não vai prejudicar a obra. "É uma ação prevista na lei. As pessoas que moram no quadrilátero do centro histórico sabem que é um procedimento padrão haver uma pesquisa arqueológica antes das construções e que  isso não vai embargar a obra. Ele também disse que a partir do achado o NArq vai pensar em uma estratégia de preservação da obra. O material será recolhido e encaminhado para o Museu Municipal”, informou.
A Redução Jesuítica de Santo Ângelo foi fundada em 1707. Uma vez confirmada a origem desta obra ela passa a integrar o acervo do Museu José Olavo Machado.

Redação do Grupo Sepé (é vedada a reprodução sem citação da fonte)


Compartilhe essa notícia: