POLÍCIA
17/10/2024 às 15:00 por Francine Boijink


Atividades do Dia das Crianças reúnem alunos do Proerd no CRPO Missões nesta quinta

Atividades do Dia das Crianças reúnem alunos do Proerd no CRPO Missões nesta quinta
Francine Boijink/ Grupo Sepé

O Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Missões é o cenário, nesta quinta-feira (17), de uma atividade em homenagem ao Dia das Crianças. Alunos que integram o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) participam de brincadeiras, recebem presentes e lanches, com realização desa força de segurança e de parceiros. É uma tarde para aproximar, cada vez mais, comunidade e Brigada Militar, com a oportunidade de os estudantes terem informações sobre o trabalho dessa força de segurança.

O contato próximo com os policiais e com as viaturas da Brigada Militar, bem como do Exército, estão entre as atrações dessa iniciativa. Trata-se de um projeto-piloto que, mesmo estando na primeira edição, já conta com perspectiva de expansão, com objetivo de englobar também escolas em situações de maior vulnerabilidade social. 

“Queremos trazer essas crianças para dentro do quartel, quebrar um pouco aquele estigma de polícia. Eles precisam enxergar a Brigada Militar como um órgão de apoio, que é um órgão em que eles podem confiar. Queremos que eles comecem a interagir, a se aproximar do policial”, explica o comandante do CRPO Missões, Coronel Alexander Duarte.

Ainda de acordo com o Coronel, a ação busca também ampliar horizontes dessas crianças, com o intuito de levar também a comunidade ao quartel, no intuito de que ocorra um entendimento sobre o funcionamento da instituição e da função desempenhada pelos militares. A primeira edição contou com cerca de 150 alunos.

“A ideia é ampliar esse projeto para que a gente possa trazer as famílias, e eles conviverem conosco aqui”, explica o comandante. E os planos para essa aproximação entre Brigada Militar e população vão além, sendo cogitada a possibilidade de, na área, ser construída um espaço poliesportivo, para ser colocado à disposição da comunidade.

Proerd

No Brasil, a primeira Polícia Militar a implantar o Proerd foi a do Rio de Janeiro, em 1992. Em 1998, o programa começou a ganhar espaço também no Rio Grande do Sul, em uma escola da Capital gaúcha. Uma trajetória lembrada pelo comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Missões, Coronel Alexander Duarte durante a formatura. “De lá para cá, já passaram cerca de duas milhões de crianças pelo nosso programa. Então isso, por si só, já é gratificante. Se tem alguma ação que a Brigada pode promover com relação à prevenção primária, essa é o Proerd”, finaliza o comandante do CRPO Missões, Coronel Alexander.

A formatura mais recente do Proerd, em Santo Ângelo, ocorreu no final do mês de agosto deste ano. O momento especial para alunos de 5° ano de nove instituições das três redes de ensino lotou o auditório do Colégio Teresa Verzeri, com a presença também de familiares, comunidade escolar e autoridades.

Francine Boijink - Redação do Grupo Sepé

 


Compartilhe essa notícia: