CIDADE
22/05/2025 às 20:45 por Redação


Santo Ângelo integra iniciativa nacional de apoio às vítimas de crimes em evento em Brasília

Santo Ângelo integra iniciativa nacional de apoio às vítimas de crimes em evento em Brasília
Foto: MPRS |Reprodução/Grupo Sepé

O município de Santo Ângelo esteve representado em Brasília durante o relançamento do Programa Recomeçar – Rede de Cuidado, Orientação e Apoio às Vítimas de Crimes, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O evento ocorreu ontem, 21 e hoje, 22,  e contou com a presença de representantes de diversos estados brasileiros.

A promotora de Justiça Fernanda Broll Carvalho de Almeida, coordenadora do Espaço Bem-Me-Quer de Santo Ângelo, integrou a comitiva do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), ao lado das promotoras Alessandra Moura Bastian da Cunha (CAOCRIM) e Ivana Machado Moraes Battaglin (CAOEVCM). A promotora Júlia Flores Schutt também participou, representando o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Durante o encontro, foi assinada a portaria que institui a Política Nacional de Assistência às Vítimas de Crimes no âmbito da SENAPPEN e formalizadas parcerias com 19 Ministérios Públicos Estaduais, incluindo o MPRS. Alessandra Cunha assinou o convênio em nome da instituição.

Um dos destaques do evento foi a apresentação do projeto das Centrais de Atendimento às Vítimas do MPRS, em funcionamento desde 2023. O projeto inclui os Espaços Bem-Me-Quer de Acolhimento às Vítimas, como o de Santo Ângelo, que oferece atendimento humanizado com suporte psicológico, jurídico e social a pessoas vítimas de crimes. Além de Santo Ângelo, os espaços estão presentes em Porto Alegre, Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Uruguaiana.

As promotoras também participaram da primeira reunião de 2025 do Comitê Ministerial de Defesa dos Direitos das Vítimas (CMDD-Vítimas), onde foram discutidos os desafios enfrentados e as boas práticas dos núcleos de atendimento espalhados pelo país.

Redação do Grupo Sepé 


Compartilhe essa notícia: