Uma importante descoberta arqueológica foi registrada nesta semana no município de São Luiz Gonzaga. A arqueóloga Raquel Machado Rech compartilhou pelas redes sociais a identificação de uma pequena “Camuchí Caguabá”, uma tigela tradicional utilizada pelos povos indígenas Guarani para beber.
O achado foi feito durante escavações realizadas pela equipe do Museu Arqueológico ( MARQ), coordenada pela arqueóloga, na área urbana da cidade missioneira. Segundo Raquel, por datação relativa, estima-se que o artefato possa ter até 338 anos, remontando ao ano de fundação da Redução de São Luiz Gonzaga, em 1697.
O achado marcou o início de uma sequência de descobertas. “Depois dessa, a equipe começou a encontrar mais um repertório bem variado, porém nenhuma 100% inteira ainda. Mas são porções bem consideráveis de diferentes decorações, e vai ser legal fazer as reconstituições das partes que faltam”, explicou Raquel.
O material será incorporado ao acervo do Museu Arqueológico de São Luiz Gonzaga, que atualmente passa por reformas. A expectativa é que as novas peças integrem futuras exposições, fortalecendo o vínculo histórico e cultural da cidade com suas origens indígenas e missioneiras. A região das Missões é considerada um dos principais sítios arqueológicos do sul do Brasil, com relevância nacional e internacional na preservação da memória dos povos originários e da colonização jesuítica.
Patrick Siede/Redação Grupo Sepé