Na manhã desta terça-feira, 8, a Delegacia de Polícia de Giruá, liderada pela delegada Elaine Maria da Silva, executou mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra dois homens, de 26 e 40 anos, investigados por extorsão. Um dos alvos reside em Giruá, enquanto o outro já estava detido no Presídio Regional de Santo Ângelo, de onde coordenava as ações ilícitas.
As ordens judiciais foram determinadas pela Justiça após representação da autoridade policial, fundamentada em investigação que apontou o envio de ordens de ameaça e cobrança de valores às vítimas a partir do interior do estabelecimento prisional. O crime ocorria por meio de coerção e intimidação, gerando grande temor nas pessoas extorquidas.
Ambos os presos têm antecedentes por tráfico e associação ao tráfico de drogas, além de crimes patrimoniais. Durante o cumprimento dos mandados de busca, foram apreendidos documentos, celulares e outros materiais que serão periciados para comprovar a participação dos acusados na prática criminosa.
O homem preso em Giruá foi conduzido ao Presídio Regional de Santo Ângelo, onde já se encontra o comparsa, para aguardar as determinações judiciais. O inquérito seguirá em andamento, com o objetivo de apurar todas as circunstâncias dos crimes de extorsão e identificar eventual envolvimento de terceiros.
Redação do Grupo Sepé