REGIÃO
09/07/2025 às 15:06 por Redação


Reunião do Detur em São Miguel das Missões debate ações para 400 anos das Missões Jesuíticas

Reunião do Detur em São Miguel das Missões debate ações para 400 anos das Missões Jesuíticas
Foto: AMM/Divulgação

O Departamento de Turismo (Detur) de São Miguel das Missões realizou hoje sua reunião mensal em um dos cenários mais simbólicos do município: o Sítio Histórico de São Miguel Arcanjo, reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco. O encontro teve como foco principal o planejamento da programação comemorativa dos 400 anos das Missões Jesuíticas, que será celebrada em 2026.

A abertura ficou a cargo do presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e prefeito de São Miguel das Missões, Rodrigo Ribas, que enfatizou a relevância histórica do momento e o papel estratégico do turismo para o desenvolvimento regional. “Este é um ano decisivo para articularmos projetos que valorizem nossa identidade cultural e consolidem a região como destino turístico de excelência”, afirmou Ribas.

Sob a condução do diretor do Detur, Leandro Wastowski, os participantes debateram ações e projetos – desde roteiros de visitação ampliada até festivais culturais – e alinharam calendários e responsáveis por cada etapa. Wastowski também apresentou orientações sobre elaboração de projetos e acesso a recursos federais e estaduais, destacando a necessidade de as empresas do setor atualizarem seus cadastros no Cadastur e de incluírem seus municípios no Mapa do Turismo Brasileiro.

Ao final da reunião, autoridades e empresários acompanharam, in loco, a inauguração das novas placas de sinalização turística do Sítio Histórico. Instaladas em pontos estratégicos, as 41 placas indicativas e interpretativas e o totem reforçam a valorização do patrimônio jesuítico-guarani e contam com patrocínio da Vale e do BNDES, por meio da Lei Rouanet, em parceria com a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM).

A nova sinalização, segundo Ribas, “não apenas orienta o visitante, mas também enaltece o legado histórico e cultural que atrai turistas de todo o Brasil e do exterior”. Com o olhar já voltado para 2026, o Detur segue mobilizado para garantir que os 400 anos das Missões Jesuíticas sejam celebrados com propostas inovadoras e de alto impacto para a economia e a identidade da região.

Fonte: Assessoria AMM


Compartilhe essa notícia: