
Uma das casas espíritas mais antigas da região completa 78 anos no dia 26 de outubro. A Sociedade Espírita Fé e Esperança (Sefe), de Santo Ângelo, foi fundada por José Delfino do Nascimento, em sua própria residência, na Avenida Getúlio Vargas, no ano de 1947. Depois, em 1954, transferiu-se para o seu atual endereço, na rua 22 de Março, 232. A entidade é filiada à Federação Espírita do Rio Grande do Sul (Fergs) desde 1951.
Em 2025, a Sefe conta com 140 sócios contribuintes e centenas de frequentadores que encontram no lugar um espaço para aprendizado, reflexões e prática do trabalho voluntário.
Ao longo da semana, são diversas as atividades realizadas no centro espírita. Segunda-feira (20h), quinta (14h) e sábado (18h), há palestras abertas ao público sobre temas relacionados ao Espiritismo – doutrina codificada a partir de 1857, com a publicação da obra O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec. Os grupos de estudos, que se dedicam à leitura e discussão de textos espíritas, já somam 12. As atividades são gratuitas.
Às quintas, a área de assistência social da Sefe dedica-se ao atendimento de 17 famílias da cidade, que têm contato com o Espiritismo através de palestras e recebem, semanalmente, um almoço no próprio local e sacolas com alimentos e roupas.
Todo sábado à tarde, cerca de 45 crianças e adolescentes participam de aulas de evangelização, aprendendo valores como o respeito ao próximo e a importância do trabalho voltado ao bem.
Atualmente, a Sociedade Espírita Fé e Esperança tem sua diretoria formada por Luís Carlos Rocha de Vargas (presidente), Paulo Borges da Silva (vice) e Anderson Gilberto Sá (vice-presidente de administração).