
A partir da próxima segunda-feira, 17, São Miguel das Missões se torna a sede da quinta edição do Mercado Audiovisual Entre Fronteras (MAEF). A atração reúne profissionais e gestores públicos, e tem como foco a geração de negócios e o desenvolvimento de projetos audiovisuais.
Para o público em geral, estão previstos painéis, palestras, programação cultural e turística, entre outras atividades. O encontro ocorre até quarta-feira, 19, no Tenondé Park Hotel, e é realizado pela Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), com a organização da Fundação Cinema RS (Fundacine).
O MAEF chega à quinta edição consolidando sua vocação em busca do fortalecimento da cooperação regional, com foco em projetos audiovisuais em desenvolvimento e, em especial em 2025, filmes em fase de finalização. O evento nasce da confluência e espírito colaborativo na geração de negócios, encontros, internacionalização e da criação de parcerias entre empresas do setor e criativos da cadeia produtiva do audiovisual.
Abrange realizadores da Rede de Cooperação Entre Fronteras, composta pelo Paraguai, as províncias do NEA da Argentina (Misiones, Corrientes, Chaco, Formosa e Entre Ríos) e os estados brasileiros do Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC) e Paraná (PR).
“Entendemos o MAEF como uma das ações estratégicas mais relevantes do Iecine. Fortalecer o cinema missioneiro e fronteiriço é investir no cinema latino-americano, é reconhecer uma cultura sul-global potente e uma indústria cinematográfica em crescimento", avalia Sofia Ferreira, diretora do Instituto.
"E o MAEF deste ano se torna ainda mais especial por ser realizado em São Miguel das Missões, no contexto de comemoração dos 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis, garantindo que nossas paisagens, nossa cultura e nosso patrimônio histórico sejam conhecidos e celebrados por importantes agentes do setor audiovisual dos quatro países parceiros”, complementa Sofia.
Ao todo, 24 projetos participam do encontro, sendo sete do Brasil, sete da Argentina, seis do Paraguai e quatro do Uruguai, país convidado deste ano. Do lado voltado à indústria audiovisual, o evento vai apresentar pitch sessions dos projetos selecionados, rodadas de negócios com players regionais, nacionais e internacionais, e espaço para film commissions das regiões participantes. A edição 2025 do MAEF recebeu mais de 70 trabalhos inscritos. Os projetos vencedores serão conhecidos na quarta-feira (19), às 18h.
A programação começa às 9h de segunda-feira (17), no Salão Açu do Tenondé Park Hotel, com a exibição de curtas realizados nas Missões. Às 10h30 inicia a palestra “Educação Patrimonial nas Escolas”, com Adriana Almeida da Silva, diretora de Cultura de São Miguel das Missões.
A abertura oficial do evento será às 14h30, com cerimonial e apresentação institucional do 5º MAEF. A solenidade terá a presença de Sergio Acosta, do Instituto de Artes Audiovisuales de Misiones (IAAviM), Sofia Ferreira (Iecine), Christian Gayoso, do Instituto Nacional del Audiovisual Paraguayo (INAP) e Florencia Ferrer, da Agencia del Cine y Audiovisual do Uruguai (ACAU), com mediação de Paola Mallmann (Fundacine).
A partir das 15h30 começa a masterclass “Preparação para Pitching”, com Dani Tolomei (Transforma Plataforma). Às 17h é a vez da mesa de debate “Coproduções Internacionais na Região Entre Fronteras”, com Beto Rodrigues, Miranda de Souza, Yasser Socarrás, André Araújo e Federico Moreira.
Às 18h30 tem a mesa “Plataforma Mercosul”, com Nancy Caggiano representando a Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM). O coquetel de abertura inicia às 19h.
Brasil
Argentina
Paraguai
Uruguai