No início da madrugada deste domingo, 5, as guarnições da Força Tática do 29º BPM-Ijuí, realizavam patrulhamento na cidade de Ijuí, quando foi recebida uma denúncia, de que na localidade Ponte Branca, Distrito de Augusto Pestana, haveriam indivíduos desconhecidos escondidos em uma propriedade rural, estes possivelmente seriam de fora da cidade, pois havia movimentação de veículos no local.
As guarnições deslocaram ao local informado e realizaram cerco na casa. Um indivíduo que ali estava ao perceber a movimentação dos policiais saiu para verificar, sendo abordado e identificado como um homem de 25 anos, natural de Porto Alegre, com antecedentes criminais por homicídio e tráfico de entorpecentes.
Na entrada da casa foi localizada uma espingarda modificada para cal.22, com 05 munições do mesmo calibre. Em buscas na residência foram localizados e apreendidos também porções de entorpecentes já embalados, sendo: 01 porção Cocaína pesando 29.50g, 03 porções de Crack pesando 10g, 9.40g e 7g, além de R$17,00 em moeda corrente e um aparelho celular.
Enquanto os policiais tentavam verificar a situação do abordado com a justiça, com certa dificuldade devido à falta de sinal no interior, o abordado aproveitou-se e empreendeu fuga repentinamente correndo em direção ao mato, por cerca de 100m de lavoura sendo acompanhado e contido com uso dos meios moderados da força para algemação, devido a resistência do preso.
Indagado sobre a sua situação, o preso informou que está foragido do sistema penitenciário e veio da Capital a mando de um apenado, pois possui dívida de drogas com uma organização criminosa, e para quitar esta, foi incumbido de cometer o ultimo homicídio registrado na cidade de Ijuí, no Bairro Luiz Fogliato, relatando detalhes do fato e da participação direta de outro indivíduo no crime.
Diante dos fatos e da confirmação da situação de foragido, o preso foi conduzido até a UPA para exames de saúde e posteriormente apresentado junto Polícia Judiciária para lavratura do flagrante.