Na noite de sábado, 25, a Sala de Operações da Brigada Militar de Catuípe recebeu uma ligação dando conta de que, na localidade de Santa Cruz, interior do município havia uma camionete em uma estrada vicinal, em atitude suspeita.
Uma guarnição da Patrulha Rural descolou-se até o local onde os policiais avistaram uma camionete Hilux, de cor prata. No interior do veículo havia quatro homens que foram revistados e identificados. Um dos homens tem 46 anos, natural de Giruá, tem antecedentes criminais; um homem de 33 anos, natural de Giruá, com antecedentes criminais; um homem de 49 anos natural de Palmitinho, sem antecedentes criminais e um homem de 28 anos natural de Giruá, com antecedentes criminais.
Durante a busca veicular foram localizados e apreendidos os seguintes materiais: uma espingarda marca Rossi calibre 20;uma espingarda marca Boito calibre 12; dois rifles marca CBC calibre17; 46 munições de calibre 17; 20 munições de calibre 12, sendo uma deflagrada; seis munições de calibre 20; quatro munições de calibre 38; um facão com aproximadamente 40 cm de lâmina; três facas com aproximadamente 20 cm de lâmina; um canivete com aproximadamente 10 cm de lâmina; dois rádios comunicadores; dois celulares; e R$ 1.212,00.
Diante dos fatos os policiais deram voz de voz de prisão aos quatro que foram conduzidos até ao pronto atendimento de Catuípe para exame de leões e posteriormente encaminhados até a Delegacia de Polícia de Ijuí onde foi lavrado o devido flagrante por porte ilegal de arma de fogo com fiança estipulada no valor de R$ 1.000,00 para cada um dos indiciados.