GERAL
15/12/2020 às 15:36


Árvores de grande porte ou com problemas fitossanitários colocam em risco veículos e pedestres

Árvores de grande porte ou com problemas fitossanitários colocam em risco veículos e pedestres
Foto: Odair Kotowski | Grupo Sepé

Um automóvel foi atingido, na última sexta-feira, 11, após queda de galho de árvore na Praça Pinheiro Machado. Trata-se de um guapuruvu, espécie  ativa de grande porte que pode atingir de 20 a 30 metros. Bombeiros e a Brigada Militar foram acionados e o proprietário do automóvel, Rafael Hanauer, de Novo Hamburgo, estava com a esposa no momento que teve o tombamento do galho. Ele conta que ouviu um barulho no momento aque abria a porto do veículo para ir embora.

Esse fato traz à tona uma preocupação da comunidade que tem enviado  mensagens ao jornal A Tribuna, do Grupo Sepé, reclamando da presença de árvores de grande porte ou com problemas fitossanitários, que colocam em risco veículos e pedestres em Santo Ângelo.

Um dos pontos apontados está localizado na rua 3 Três de Outubro, entre a Praça Leônidas Ribas e o prédio da Caixa Econômica Federal, onde há um galho enorme de árvore que passa sobre a via.

Outros locais enfrentam esse mesmo problema como na avenida Sagrada Família com a presença de árvores de grande dimensão, inadequadas na
via urbana, e no cruzamento da rua Antônio Manoel com a avenida Venâncio Aires, com a presença de uma árvore doente que já teve galhos tombados na pista. Assim como esses pontos há outros que preocupam motoristas e pedestres.

O que diz a Semma

O diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Antônio Cardoso, explica que a pasta juntamente com o Conselho Municipal de Defesa
do Meio Ambiente é responsável pela gestão da arobrização urbana.  Seguimos com o trabalho de podas e remoção de árvores que apresentam riscos ou problemas sanitários. Contamos com um setor de licenciamento
ambiental que efetua licenciamento e autorização, através de uma engenheira florestal e um engenheiro agrônomo que realizam vistoria e emitem laudos.”

Praça Leônidas Ribas

Em relação à Praça Leônidas Ribas, Cardoso explica que no local já foram efetuadas inúmeras remoções e estão programadas novas ações com a RGE. “Vai ser feita a limpeza dos galhos sobre as redes”.

O diretor salienta que para a renoção de galhos as pessoas podem solicitar vistorias para a Semma. No que se refere ao plantio de espécies em locais inadequados, o diretor salienta que o município tem um Plano de Arborização Urbana, implantado através da Lei 2.916 de 21 de setembro de 2005, que regulamenta essa questão.

Cardoso também falou sobre o galho que tombou e atingiu um automóvel na última sexta-feira. “Essas árvores de grande porte da Praça Pinheiro Machado passam por avaliações periódicas. A Semma tem um trabalho permanente neste sentido”, observa o diretor da Semma.

A Tribuna | Grupo Sepé


Compartilhe essa notícia: