A pesca na piracema está proibida desde o dia 31 de outubro e vai até 31 de janeiro. Em entrevista a Rádio Sepé, o tenente Vilmar do Pelotão Ambiental, explicou que esse é o período que o peixe sobe o rio para desovar e fazer a repovoação. Por isso, há poucos dias foi realizada a incineração de cerca de 15 mil m² de rede de pesca, aproximadamente dois mil m² de espinhel, carreteis de linha e outros apetrechos apreendidos devido a pesca ilegal.
O tenente alerta que nesse periodo é considerado crime a pesca. “Não pode colocar rede, não pode colocar espinhel, o pescador que depende da pesca para sua sobrevivência podepescar de linha de mão, mas no máximo cinco quilos de peixe para ter o sustento. Apenas pode se for pescador profissional ou amador e estiver com a carteira. Qualquer outro tipo de pesca é proibida”, explica o tenente.
Quem for flagrado em uma pesca irregular pode receber uma pena de até 3 anos. O Pelotão Ambiental de Santo Ângelo atende oito municípios e realiza operações no rio de dia e eventualmente a noite.
Conforme o tenente quando é encontrado as redes no rio, é difícil pegar o proprietário, pois ele acaba fugindo.
A Tribuna | Grupo Sepé