CIDADE
06/02/2024 às 10:05 por Francine Boijink


Expectativa é de que delegacia de crimes rurais seja instalada nos próximos três meses

Expectativa é de que delegacia de crimes rurais seja instalada nos próximos três meses
Foto: divulgação

A expectativa é de que a Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato(Decrab) seja instalada em Santo Ângelo ainda nos próximos três meses. A informação sobre essa possibilidade é do presidente do Sindicato Rural no município, Laurindo Nikititz, que, recentemente, foi recebido pelo Chefe da Polícia Civil  gaúcha, delegado Fernando Sodré de Oliveira, em Porto Alegre.

Ainda segundo o presidente do Sindicato, tomou-se ciência de que está por ser assinado, pelo governador do Estado, o decreto de criação dessa especializada na Capital das Missões.  Conforme Nikititz será criado um fundo, por exemplo, pelos sindicatos rurais da 12ª região da Farsul, especificamente, para auxiliar essa polícia judiciária no custeio de demandas do dia a dia, para que não ocorra dependência do estado nesse quesito.  

“É uma parceria que foi construída, de longa data, para dar mais segurança ao homem do campo. Então nós, como entidade, vamos formar uma parceria, junto com a prefeitura que irá ceder o espaço, nós vamos colaborar com o mobiliário e também com recursos financeiros mensais”, explica Nikititz, ao mencionar a parceria que existe entre o sindicato, assim como com a Brigada Militar, também com a  Polícia Civil.

Em relação à instalação da Decrab, que irá atingir uma vasta área, abrangendo toda a região das Missões, Nikititz ressalta que irá haver um aumento na sensação de segurança, com os serviços de polícia judiciária sendo realizada por equipe especializada em crimes rurais, abrangendo além do abigeato, a investigação de outros delitos praticados no campo.

O prédio da antiga Secretaria Municipal de Habitação – na Avenida Getúlio Vargas, 710 – em anexo ao Shopping das Fábricas, passará por reforma para sediar as delegacias de repressão a Crimes Rurais e Abigeatos (Decrab) e às Ações Criminosas Organizadas (Draco), de acordo com a administração municipal. As obras, que estavam previstas a serem iniciadas nessa segunda-feira, 5, acabaram ainda não começando em decorrência de detalhes burocráticos, segundo informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura.

Francine Boijink - Redação do Grupo Sepé


Compartilhe essa notícia: