POLÍTICA
07/02/2024 às 11:02 por Ricardo Bolson


Marcada nova data para julgamento dos vereadores Maurício Loureiro e Pedrão

Marcada nova data para julgamento dos vereadores Maurício Loureiro e Pedrão

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) reagendou para o dia 20 de fevereiro, uma terça-feira, às 14 horas, o julgamento dos recursos interpostos pelas defesas dos vereadores Pedro Waskiewicz (PSD), o Pedrão, e Maurício Loureiro (PDT), condenados pela Justiça Eleitoral de Santo Ângelo por abuso de poder político e econômico e captação ilícita de votos durante as eleições de 2020. A decisão sobre o futuro dos parlamentares, que seguem exercendo seus mandatos, ficará a cargo dos sete desembargadores que formam o pleno do Tribunal. O julgamento do caso dos dois parlamentares entrou na pauta do TRE-RS por duas vezes no ano passado, mas foi adiada em ambas as ocasiões.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) já opinou pela negativa dos recursos apresentados pelos réus.

Sobre Maurício Loureiro, que atualmente é o presidente da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, a condenação aponta que o parlamentar doou um aparelho de ar-condicionado e efetuou o pagamento de boletos de eleitores em troca de votos, o que conforme o MPE configura captação ilícita de votos. O parlamentar também é acusado de conduta vedada e abuso de poder político.

No caso de Pedro Waskiewicz, o Ministério Público Eleitoral aponta que o vereador, na condição de candidato, praticou “influência indevida em órgãos municipais, através da qual obteve um atendimento privilegiado aos pedidos encaminhados” de maneira a conseguir angariar votos.

Caso os parlamentares tenham suas cassações confirmadas, a Justiça Eleitoral deve recalcular o quociente eleitoral do pleito de 2020, para definir como fica a nova composição do parlamento santo-angelense.


Compartilhe essa notícia: