A Corsan montou um sistema emergencial de distribuição de água em quatro locais de Santo Ângelo. Está sendo usado também um caminhão-pipa para reforçar o atendimento. Nesses endereços (veja a relação abaixo), as pessoas poderão buscar água para levar para casa até que o abastecimento seja completamente normalizado. O acesso a esses locais é feito por calçadas ou passeios públicos.
Equipes de eletromecânica da Corsan conseguiram acessar, de barco e com apoio do Corpo de Bombeiros, a estação de bombeamento de água no rio Ijuí, em Santo Ângelo, para avaliar os danos e iniciar a secagem das estruturas atingidas pela enchente. Por questão de segurança, será preciso aguardar o rio baixar pelo menos 50 centímetros para ser iniciada substituição dos equipamentos prejudicados pela água. Para agilizar o trabalho, foram instaladas bombas de drenagem de esgotamento sanitário, que ajudam a diminuir o volume de água que invadiu a casa de máquinas.
No início da manhã desta segunda-feira, 6, as equipes devem retornar ao local para avaliar se já será possível iniciar os reparos. Se o rio atingir o nível mínimo necessário, a expectativa da Companhia é finalizar a instalação dos novos equipamentos até o meio-dia, para normalizar o abastecimento na madrugada de terça-feira, 7.
Manobras
Ainda durante a madrugada desta segunda-feira, as equipes estarão fazendo manobras operacionais para abastecer a região Centro-Sul, a mais afetada da cidade. Já no bairro São Nicolau, uma das partes mais altas do município, não será possível restabelecer o fornecimento de água.
Desde o início da manhã, a Corsan segue operando somente com a Estação de Tratamento 1, da região central. A Estação de Tratamento 2 ficou paralisada depois de ser atingida pela cheia. Toda a cidade foi afetada por instabilidade no abastecimento.
Os motores da captação de água do rio Ijuí foram desligados na madrugada deste domingo, quando o nível do rio atingiu 9,96 metros acima do normal e inundou a casa de máquinas.
Prevenção ao desabastecimento
A Corsan recomenda à população que faça uso consciente da água, sem desperdício, e utilize apenas para tarefas prioritárias. Sem esse cuidado, os locais que estão tendo o abastecimento restabelecido poderão ter falta de água novamente
Locais onde a população pode receber água
- Unidade da Corsan - Rua dos Andradas, Centro, ao lado da Previdência Social (INSS) – ponto fixo 24 horas.
- CIEP - Final da Rua Ernesto Dornelles, após o Frigorífico ALIBEM, e antes da Ponte do Rio Itaquarinchim – Funcionamento até as 22h deste domingo e segunda-feira, 6, a partir das 7h.
- UPA Bairro Pippi - Rua Antão Assis Brasil, esquina com a Rua São Borja – Funcionamento até as 22h deste domingo e segunda-feira, 6, a partir das 8h.
- Caminhão-pipa – Na Praça da Avenida Rio Grande do Sul com a Rua São Nicolau, no bairro Pippi.
Fonte: Corsan