GERAL
11/06/2024 às 08:00 por Fabiano Bernardes


Vírus gigantes são encontrados pela primeira vez no gelo da Groenlândia, diz pesquisa

Vírus gigantes são encontrados pela primeira vez no gelo da Groenlândia, diz pesquisa
Foto: Brice Laine/CNN

Cientistas da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, descobriram pela primeira vez a presença de vírus gigantes na camada de gelo da Groenlândia. Estes organismos, pertencentes ao grupo DNA nucleocitoplasmático (NCLDV), podem ter influência no derretimento do gelo no Ártico.

 

Esses vírus, que infectam algas em ambientes marinhos e de água doce, são encontrados globalmente. No entanto, há poucas informações sobre sua diversidade e função ecossistêmica em habitats terrestres gelados, como foi apontado no estudo.

 

Os vírus encontrados na camada de gelo possuem cerca de 2,5 micrômetros de comprimento, enquanto os vírus comuns podem chegar até 200 nanômetros (um nanômetro equivale a 0,001 micrômetro). A pesquisa identificou uma grande quantidade de genes de NCLDV presentes nos biomas, com destaque para a região do Ártico. As amostras foram coletadas em camadas de neve verde e vermelha (coloração causada pelo crescimento de algas), em sedimentos de "poeira" na superfície de geleiras e em pequenos pedaços de gelo. Acredita-se que os vírus se conectem às algas que pigmentam a neve e que estão presentes no gelo escuro, controlando o ambiente e retardando o derretimento das geleiras.


Compartilhe essa notícia: