Até o momento, 12 pessoas foram presas na Operação Incursio, deflagrada na manhã desta quinta-feira (31). No total, foram cumpridas 26 ordens judiciais em Santo Ângelo, Ijuí e Giruá. Na ação conjunta entre Brigada Militar e Polícia Civil, houve a apreensão também de armas de fogo, munição, câmeras de monitoramento e celulares. O trabalho voltado à repressão dos crimes de tráfico de drogas e homicídio contou também com a atuação de policiais penais, totalizando 130 agentes da segurança pública.
De acordo com o delegado Rafael dos Santos, que está à frente da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), foram prisões em flagrante e as decretadas preventivamente. Um dos mandados foi cumprido em uma das celas da Penitenciária Modulada de Ijuí. Ainda segundo a autoridade policial, a ação integrada vai colaborar para a retomada da tranquilidade na Capital das Missões.
“Onde está reclusa essa liderança, que é também o principal alvo dessa ação de hoje. Também tivemos a notícia da transferência de dois presos que estavam reclusos na Pasc e também foram para a penitenciária de Canoas. Esse também é um movimento importante nesse contexto, à medida que eles estão envolvidos nessa disputa, nesse conflito que tem resultado em crimes violentos aqui nossa cidade. A operação de hoje, além de retirar de circulação criminosos perigosos, mais uma vez, retira também armamentos da rua”, menciona o delegado.
O comandante do 7° Regimento de Polícia Montada, tenente-coronel Edilson Della Flora Góes, ressalta a força da integração entre a Polícia Civil e a Brigada Militar, no que tange também à Operação Incursio. “Força total no combate à criminalidade, principalmente no que tange ao tráfico de drogas e com resultado excelente”, menciona Góes.
Também na coletiva de imprensa, o Capitão Felipe dos Santos Valandro, que está respondendo como subcomandante do 7° RPMon e comanda os esquadrões da unidade, mencionou o reforço do policiamento com equipes do Batalhão de Polícia de Choque e a sequência das ações conjuntas com a Polícia Civil. “É bom frisar que o trabalho não se encerra por aqui. A nossa operação Saturação Integrada continua”, reforça o Capitão.
Redação do Grupo Sepé (vedada a reprodução sem a devida citação da fonte)