CIDADE
12/11/2024 às 22:17 por Patrick Siede


Governo do RS dobra aporte para atrair investidores aos aeroportos de Passo Fundo e Santo Ângelo

Governo do RS dobra aporte para atrair investidores aos aeroportos de Passo Fundo e Santo Ângelo
Foto: Mauro Tschiedel/Divulgação Grupo Sepé

O edital de concessão dos aeroportos Lauro Kortz, de Passo Fundo, e Sepé Tiarajú, de Santo Ângelo, será relançado entre dezembro deste ano e janeiro de 2025 com ajustes para atrair investidores. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira (12), durante evento realizado no Centro Executivo Presidente Vargas, pelo assessor do Governo do Estado, Mateus Wesp. A concessão inicial, realizada em julho, não teve interessados. Desde então, o projeto foi reformulado para garantir viabilidade econômica e maior atratividade.

No encontro, que tratou sobre investimentos no turismo para Passo Fundo, Wesp detalhou que o edital trará uma nova taxa de retorno para investidores e atualização nas tabelas de custos operacionais e investimentos, que foram reajustadas para os valores de 2024.

O aporte de recursos do Tesouro do RS para a empresa vencedora dobrou: passou de R$ 29 milhões para cerca de R$ 60 milhões. Outra modificação é a inclusão de contrapartidas anuais do Estado, a fim de oferecer maior segurança financeira ao investidor. "A intenção dessas mudanças é que o projeto, agora mais robusto, receba propostas concretas, evitando um novo desinteresse, como o que ocorreu em julho", disse Wesp.

A concessão prevê 30 anos de administração, manutenção e ampliação do aeroporto, com objetivo de sustentar o crescimento regional. A reunião foi promovida pelo Grupo Norte Gaúcho de Turismo, Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Passo Fundo (SHRBS). Além da concessão do aeroporto, foram discutidas outras pautas, como uma nova linha de crédito do Badesul para o setor de turismo, com foco em bares, restaurantes, agências de viagens, empresas de transporte e hotéis. 

Fonte: GZH


Compartilhe essa notícia: