Faleceu na madrugada desta quarta-feira, 27, em Porto Alegre, onde estava internado desde outubro, o músico, cantor e compositor santo-angelense Marco Augusto München, conhecido como Augustinho, aos 64 anos. Natural de Oberá, na Argentina, Augustinho chegou em Santo Ângelo aos 4 anos, onde construiu sua carreira musical e sua família.
Figura muito respeitada no cenário musical gaúcho, Augustinho se destacou por sua atuação em palcos nativistas e festivais do estado. Ele integrou o grupo musical Terra Viva e foi parceiro de grandes nomes da música regional, como Cenair Maicá, Luiz Carlos Borges e Jorge Freitas, com quem compôs músicas de destaque nos festivais do Rio Grande do Sul. Também foi membro do grupo Família München, formado por ele e seus irmãos, levando a tradição musical missioneira a diversos públicos.
Augustinho teve uma trajetória marcante como presidente do 13º Canto Missioneiro e do 12º Canto Piá Missioneiro, além de ser participante assíduo dos encontros de Barranca. Reconhecido como um ativista cultural, sua personalidade alegre e seu riso franco eram marcas registradas, sempre rodeado de amigos e da boa música nativista.
Além da música, Marco Augusto München atuou no ramo imobiliário, mas foi nos palcos e nos festivais que sua contribuição cultural se eternizou. Seu corpo será transladado de Porto Alegre para Santo Ângelo, onde será velado na Funerária Tesche (Rua Doze de Outubro, 60, Centro Norte).