Na manhã desta quinta-feira, 27, cerca de 40 agentes da Polícia Civil de São Luiz Gonzaga e Ijuí realizaram uma operação para cumprir três mandados de prisão e executar buscas em sete locais nas cidades de Caibaté, São Luiz Gonzaga e Ijuí. A ação é parte das investigações conduzidas pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Luiz Gonzaga, relacionadas a uma tentativa de homicídio ocorrida em 10 de outubro, no município de Caibaté.
No dia do crime, dois suspeitos — um jovem de 26 anos e um adolescente de 17 — foram até a localidade de Passo Novo, no interior de Caibaté, acompanhados por um terceiro homem, de 25 anos. Chegando à residência da vítima, um idoso de 66 anos, os suspeitos alegaram ser policiais e exigiram que ele abrisse a porta. A vítima, desconfiada, se recusou, e os criminosos dispararam várias vezes contra a casa. Os tiros não atingiram o idoso, e os suspeitos fugiram, escondendo a arma do crime em um matagal.
Um dos autores foi preso em flagrante no dia do crime e reconhecido pela vítima. Dois dias depois, um adolescente foi abordado em via pública, portando uma arma que seria a utilizada no ataque.
As investigações indicaram que a tentativa de homicídio teria sido encomendada por um agiota de 74 anos, residente em Caibaté, para cobrar uma dívida de aproximadamente R$ 100 mil da vítima. O agiota teria contratado um presidiário de 23 anos, detido em Ijuí, para organizar o crime. O presidiário já possui antecedentes por tráfico de drogas, associação criminosa e homicídios.
Segundo o delegado Heleno dos Santos, titular da Draco, a operação desta quinta-feira resultou na prisão dos principais envolvidos. Os detidos foram encaminhados ao Presídio de São Luiz Gonzaga. A Draco reforça a importância da colaboração entre as forças de segurança pública para o desfecho da operação, que trouxe à tona as ameaças e a escalada de violência vinculadas ao crime de agiotagem.
Redação Grupo Sepé com informações da Polícia Civil