Após uma série de entraves no projeto de concessão do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, em Santo Ângelo, o governo do Estado segue buscando alternativas para a administração do terminal e obras de melhorias da infraestrutura.
Em julho, leilão para a parceria público-privada que previa também a concessão do aeroporto de Passo Fundo não teve empresas interessadas.
Na próxima quinta-feira, 29, o prefeito Jacques Barbosa participa de uma reunião em Porto Alegre, convocada pelo secretário Pedro Capeluppi, titular da Secretaria da Reconstrução Gaúcha, pasta que coordena as PPPs do governo do Estado. O deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT) também deve participar do encontro.
O objetivo é debater os ajustes necessários para que o edital seja mais atrativo às empresas do ramo de administração de aeroportos.
Uma tentativa neste sentido já havia sido feita em outubro do ano passado, quando o governo do RS anunciou o aporte de R$ 29 milhões para melhorias na infraestrutura dos dois terminais.
O objetivo era tornar o investimento mais interessante à iniciativa privada, já que a potencial administradora dos dois aeroportos teria que, obrigatoriamente, investir mais de R$ 85 milhões para qualificar a infraestrutura e a operação nos locais.
Embora remota, há também a possibilidade de manutenção da Infraero como administradora do aeroporto de Santo Ângelo. A empresa pública já oficiou a Secretaria de Transportes do Estado no primeiro semestre deste ano, solicitando a outorga de cinco aeroportos gaúchos, entre os quais, os de Passo Fundo e Santo Ângelo.
No documento, a Infraero alega dispor de recursos financeiros e técnicos para atingir as metas.
Redação Grupo Sepé