O Delegado de Polícia Charles Dias do Nascimento, titular da 13ª Delegacia Regional de Polícia de Santo Ângelo, tornou-se vítima de uma tentativa de golpe utilizando sua imagem e cargo. Conforme o Serviço de Inteligência Policial e Análise Criminal (SIPAC), criminosos estão se passando por ele no aplicativo WhatsApp, usando um número de telefone que não é de sua propriedade para aplicar o golpe conhecido como "golpe do nudes".
O golpe foi identificado no Estado de Pernambuco, onde o suposto criminoso usava o número +55 55 99221-0571 e se passava pelo delegado, utilizando fotos do perfil verdadeiro de Charles do Nascimento. A suposta vítima deste golpe, identificada de iniciais "A.V", teria feito o contato inicial com o golpista.
Até o momento, não há informações sobre o registro de ocorrência policial ou se houve prejuízo financeiro para alguma vítima, pois a pessoa que recebeu a mensagem preferiu manter o anonimato e não forneceu maiores detalhes sobre o caso.
O Departamento de Investigações Criminais (DEIC) confirmou que está investigando a situação e buscando identificar os responsáveis. Além disso, na região, o prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, também relatou ter sido alvo de golpistas que, através do WhatsApp, tentaram aplicar o golpe pedindo dinheiro.
Em conversa com o Grupo Sepé, o Delegado Charles do Nascimento alertou a população sobre o aumento de golpes pelas redes sociais e destacou a importância de permanecer vigilante frente a essas tentativas fraudulentas. Ele ressaltou que os criminosos estão cada vez mais criativos, utilizando o nome de autoridades para enganar as vítimas.
Patrick Siede/Grupo Sepé (vedada a reprodução sem citar a fonte)