“O turismo internacional caminha em consonância com a paz mundial. Além da identidade dos povos, a valorização de suas potencialidades, é necessário debater a paz entre os povos, curar velhas feridas que não cicatrizaram com o tempo e, só assim teremos o verdadeiro desenvolvimento”. A afirmação é do prefeito José Roberto, de São Miguel das Missões. Um dos pontos desta fala foi apresentado por ele durante painel sobre políticas nacionais no 11º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, realizado em Salvador na Bahia, de 2 a 5 de dezembro. José Roberto representou as Missões e o Rio Grande do Sul no evento, juntamente com uma comitiva de gaúchos.
Além de representar a única cidade Patrimônio Mundial do Rio Grande do Sul e a região das Missões, José Roberto atuou como mediador do painel "Políticas Nacionais de Cidades Globais". O painel contou com renomados palestrantes que abordaram temas estratégicos para a gestão das cidades históricas e turísticas no Brasil.
José Roberto promoveu um debate enriquecedor sobre os caminhos para fortalecer as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável das cidades com relevância histórica e cultural. "Este encontro é uma oportunidade para aprofundarmos a troca de experiências e buscarmos soluções conjuntas que impulsionem o turismo e valorizem nosso patrimônio, sem perder de vista a responsabilidade fiscal e social", destacou. Ele defendeu a realização de um fórum internacional de pacificação dos povos, envolvendo Brasil, Portugal e Espanha, para que as cidades-irmãs possam estreitar laços e ações em prol do desenvolvimento do turismo pelos 30 Povos. “Espanhóis e portugueses precisam se visitar mais. Precisamos trazer Portugal e Espanha para dialogar. Caminhar um turismo de paz e pela paz”, disse.
O 11º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial é promovido em parceria com a UNESCO, o IPHAN e a Confederação Nacional de Municípios (CNM), reunindo lideranças de todo o país para discutir o futuro das cidades com patrimônios mundiais, como é o caso de São Miguel das Missões, na região da AMM. O evento reforçou o papel de São Miguel das Missões como referência no cenário nacional, fortalecendo sua atuação na preservação do patrimônio histórico-cultural e no desenvolvimento de políticas integradas para o turismo sustentável.
Fonte: Assessoria de Imprensa AMM