A etapa de votação da Consulta Popular, pela qual os cidadãos escolhem as propostas que consideram prioritárias para sua região, recebeu 216.246 votantes em 2024. O número representa um aumento de 16,7% em relação ao ano anterior, quando 185.282 pessoas participaram.
A votação esteve aberta entre 2 e 6 de dezembro pelo portal da Consulta e pelo WhatsApp. O portal manteve-se como o principal meio de votação (89%), seguido pelo WhatsApp (7%) e pelo aplicativo off-line (4%), que permitiu a votação em áreas com sinal de internet inadequado.
Lançada pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), a Consulta Popular 2024 disponibilizou R$ 60 milhões para a aplicação em investimentos de propostas sugeridas pela população. O valor será distribuído entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
“A cada ano verificamos a participação crescente da população em todas as etapas da Consulta, o que demonstra a força desse processo democrático e participativo. O engajamento dos cidadãos é muito importante para a concretização de iniciativas em suas regiões”, afirmou a titular da SPGG, Danielle Calazans.
Os dados das votações e propostas escolhidas por região serão divulgados nos próximos dias.
A Região das Missões registrou 22.643 votantes, Um total de 11,66% dos eleitores (199,61).
REGIÃO
Os projetos eleitos nas Missões
Resultado preliminar na Região das Missões aponta aprovação de investimentos nas seguintes áreas:
2 - Manutenção e Melhoria da Infraestrutura no meio rural ( estradas vicinais).
3 - Aquisição de Equipamentos de Fenação para as Prefeituras
1 - Investimento em um programa destinado a crianças e jovens para o desenvolvimento da inovação, ciência e tecnologia.
De acordo com o Corede Missões, o resultado é preliminar, pois o exame, avaliação de recursos e a homologação pelo Conselho de Coordenação da Consulta Popular ocorrerá até 20/12/24 (Art.44 – Regimento Interno).
Fonte: Secom