Depois de castigar os gaúchos com temperaturas altas, na faixa dos 40ºC nesta terça-feira, a onda de calor extremo chega ao fim nesta quarta-feira. Isso acontece por conta do avanço de uma frente fria, que deverá provocar temporais com chuva forte e vendaval a partir desta quarta-feira em grande parte do Rio Grande do Sul. Enquanto as áreas de instabilidade ainda não avançam pelo Estado, grande parte dos 497 municípios do RS sofreram com o calor escaldante.
Em todo o RS, já no início da manhã as temperaturas haviam superado a marca dos 35ºC em Pelotas na região Sul, em Itaara na região Central, e em Quaraí na Fronteira Oeste. Próximo ao meio dia, os termômetros de diversos pontos da Porto Alegre, como no cruzamento das avenidas Bento Gonçalves e João Pessoa, na Cidade Baixa, marcavam 40ºC ou mais.
Já na Fronteira Oeste, um termômetro de rua registrou a temperatura de 43ºC em Santana do Livramento por volta das 14h.De acordo com a MetSul Meteorologia, este foi o dia mais quente de 2025. A maior temperatura foi registrada em Uruguaiana. na Fronteira Oeste, e em Campo Bom, no Vale do Sinos, com 41,3°C. Em Porto Alegre, a máxima foi de 39,8°C, por volta das 16h no Jardim Botânico, tornando-se a maior temperatura do ano na Capital ao superar os 38,6°C registrados na segunda-feira às 15h. Além disso, essa é também uma das 10 mais altas temperaturas já registrada desde o começo das medições em Porto Alegre, em 1910.
Todo este cenário de calor extremo deverá dar lugar para temporais, com potenciais para transtornos pontuais no RS. Enquanto a frente fria avança, cidades da metade Norte ainda poderão registrar temperaturas acima dos 35ºC. No restante do Estado, a temperatura deverá cair assim que a instabilidade se aproximar.
Conforme a Sala de Situação da Defesa Civil do RS, desde a madrugada e o início da manhã desta quarta alguns municípios poderão registrar chuva de intensidade moderada a forte, somada de descargas elétricas, temporais isolados com eventual queda de granizo e rajadas de vento acima dos 80 km/h, principalmente na metade Sul.
Ao longo do dia, a frente fria avança para o restante do RS. A precipitação deverá ficar entre 20 a 50 mm. Além disso, com umidade mais alta, a MetSul Meteorologia projeta que esta quarta-feira ainda será marcada por uma sensação de abafamento e desconforto térmico na Capital e na região Metropolitana. Na quinta-feira, a frente fria segue sobre o Estado, causando temporais isolados. Isso fará com que o RS registre temperaturas mais amenas, na faixa dos 25ºC.A tendência é que, a partir de sexta-feira, a instabilidade se afaste do RS. Na metade Norte, ainda poderá haver condições para chuvas de menor intensidade. Nas demais regiões, o Sol deverá aparecer entre poucas nuvens, com o tempo estável voltando a predominar, com a temperatura retornando para a faixa dos 30ºC.
A frente fria que predominará em todo o RS a partir desta quarta-feira já deixou um rastro de transtornos na Argentina e no Uruguai, principalmente por conta das rajadas de vento de até 100 km/h e da chuva intensa, que causaram alagamentos, queda de árvores, destelhamentos e falta de energia, de acordo com a MetSul Meteorologia. Um dos locais mais atingidos foi a Grande Buenos Aires, onde cerca de 300 mil clientes ficaram sem luz.
“Quando a temperatura sobe excessivamente, o rompimento se dá na forma de temporais que liberam a energia acumulada na forma de chuva e vento. É o que aconteceu com tempestade severa isolada no Vale do Taquari e vai se repetir em mais pontos do Rio Grande do Sul. Qualquer temporal que se formar pode ser muito forte a severo com vento em alguns pontos próximo ou acima de 100 km/h”, salientou a MetSul.
Fonte: Correio do Povo