Na manhã deste sábado, 19, foi oficialmente aberta a 21ª edição da Fenamilho Internacional de Santo Ângelo. A cerimônia de abertura ocorreu no auditório Iglenho Araújo Burtet, localizado no centro do Parque de Exposições Siegfried Ritter.
A solenidade contou com a presença de autoridades, lideranças políticas e representantes das entidades organizadores da feira e dos setores produtivos. Em seus discursos, os oradores ressaltaram a relevância econômica da feira para o desenvolvimento regional e para o Estado do Rio Grande do Sul como um todo. Além disso, houve apelos enfáticos direcionados aos governos estadual e federal, cobrando políticas públicas mais eficazes para socorrer os produtores rurais, que enfrentam uma sequência de seis anos de prejuízos causados por eventos climáticos adversos como estiagens prolongadas, excesso de chuvas e perdas de safra.
As autoridades foram recepcionadas no ato pelo prefeito Nívio Braz e pela primeira-dama, Vera Braz, pelo casal-presidente da 21ª Fenamilho Internacional, Luis Alberto e Marilise Voese e pelas soberanas Daniele Maísa Gabi, Ariadine Zenatti e Maria Augusta Crestani.
A solenidade teve a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, representando o governo do Estado, em razão da impossibilidade da vinda de Eduardo Leite; deputado federal Elvino Bohn Gass; deputado estadual Eduardo Loureiro, representado a Assembleia Legislativa gaúcha; do chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, Fernando Sodré; do presidente da Emater/RS, Luciano Schwarz; do vice-prefeito e secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Carlos Alberto Gonçalves; presidente da Câmara, Nivaldo Langer de Moura; do prefeito de São Miguel das Missões e presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Rodrigo Ribas; da juíza diretora do Fórum, Marta Martins Moreira; além de prefeitos, vereadores, presidentes de feiras do noroeste gaúcho, e representações das entidades locais, patrocinadores e expositores.
MANIFESTAÇÕES
Em seu pronunciamento, Voese fez um breve relato da história da Fenamilho que completa 70 anos em 2025, evidenciando a união das entidades e o voluntariado para o sucesso desta 21ª edição, aos quais classificou de incansáveis. O presidente apelou aos representantes do governo presentes na cerimônia, para mais investimentos na agropecuária, setor produtivo, fonte de riqueza da região e um dos setores centrais da Fenamilho.
Em entrevista ao grupo Sepé, Voese lembrou que na edição passada, em 2023, a Feira movimentou perto de R$ 1 bilhão em negócios, e que em 2025 deve superar esse volume.
O deputado Eduardo Loureiro, confirmou os investimentos do Estado em obras estruturantes robustas na região e em eventos para a celebração dos 400 anos das Missões, celebrados em 2026, em valores que pode chegar a R$ 100 milhões. Ele também apelou pelo setor primário, que vem de cinco estiagens e uma enchente. “Ninguém está pedindo anistia ou perdão, precisamos de securitização e prazo para o produtor”, assinalou.
O representante do governo do Estado, traçou um comparativo das Missões com a Fenamilho Internacional. “As Missões tem a mais bela do história do Rio Grande do Sul e de grande contribuição para o desenvolvimento do Estado, uma contribuição inestimável da cultura jesuítico-guarani e na formação de grandes líderes para o Rio Grande e o país. A Fenamilho é um caldo de tudo isso”, disse Wilson Covatti. Segundo ele, a história das Missões e a Fenamilho representam o amor do povo missioneiro pela sua terra.
Bohn Gass também fez seu pronunciamento colocando-se à disposição das Missões para auxiliar nos pleitos prioritários.
O prefeito Nívio Braz, afirmou em sua manifestação que Santo Ângelo fará a maior Fenamilho da história, enfatizando o trabalho do agronegócio. “O agronegócio é o motor da economia regional e a feira representa o agronegócio. A região depende do agro, estamos juntos com a Fenamilho e dos segmentos que movimentam a economia”, concluiu.
PROGRAMAÇÃO
Confira a programação completa e maiores informações sobre a 21ª Fenamilho Internacional no site www.fenamilhointernacional.com.br
Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes