Na última sessão ordinária do mês de junho, realizada nesta segunda-feira, 30, a Câmara de Vereadores de Santo Ângelo elegeu o novo presidente do Legislativo municipal. O vereador Jonatas Toledo (Progressistas), em seu primeiro mandato, foi escolhido por oito votos a sete, vencendo a vereadora Simone Lunkes (PDT), que concorria pelo grupo de oposição.
A mudança na presidência ocorreu após a renúncia do então presidente, vereador Nivaldo Langer de Moura (Progressistas), que cumpria seu primeiro mandato na função. A renúncia já era prevista, seguindo o tradicional acordo costurado no início da legislatura, estabelecendo rodízio entre membros da base governista para a ocupação da presidência da Mesa Diretora.
A base aliada, formada por Progressistas, PL e MDB, soma oito cadeiras no Legislativo, enquanto a oposição é composta por sete parlamentares, dos partidos PDT, PT e PSDB.
Após a confirmação do resultado, Jonatas Toledo assumiu a cadeira da presidência e fez um discurso emocionado. Agradeceu aos colegas, à esposa e a Deus pela vitória, reforçando seu compromisso com uma gestão equilibrada e transparente.
"Quero dizer aos colegas vereadores da oposição que minha gestão será baseada em trabalho sério, equilibrado, buscando o fortalecimento desta Casa. Quero dedicar, em primeiro lugar, a Deus essa vitória, e à minha esposa, que é minha âncora, sempre me apoiando. Estou aqui pelo povo de Santo Ângelo, e vou trabalhar com o maior zelo e carinho", declarou.
Toledo assume a presidência com o desafio de conduzir os trabalhos legislativos em um período que exige equilíbrio político, diálogo entre as bancadas e que mostre resultados, além de avanços em pautas estratégicas para o desenvolvimento do município.
Patrick Siede/Redação do Grupo Sepé