
No Dia Internacional Contra a Corrupção, Brasília ganhou — oficialmente — um aliado histórico da causa. O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) João Augusto Ribeiro Nardes recebeu, na noite de sexta-feira (9/12), o título de Cidadão Honorário de Brasília durante sessão solene no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A homenagem foi proposta pela 2ª vice-presidente da casa, a deputada Paula Belmonte (PSDB).
A cerimônia reuniu autoridades de diferentes esferas, como o presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Manoel de Andrade; os deputados federais Covatti Filho (PP-RS) e Pedro Westphalen (PP-RS); o senador Ciro Nogueira (União-PP); o ministro do TCU Jorge Oliveira; o desembargador titular do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), André Puppi; e a ex-senadora e jornalista Ana Amélia Lemos, além de prefeitos, juízes, advogados, tenentes e lideranças sociais.
Acompanhado da esposa, Renata Nardes, o ministro foi recebido por familiares, entre eles o irmão José Nardes, os filhos João Augusto Nardes Filho e Cristiane Nardes Farinon, secretária-executiva de Governança, o genro Henrique Farinon e o neto Enrico Nardes Farinon. À coluna Claudia Meireles, o agora Cidadão Honorário afirma que o vínculo com com a cidade é antigo e profundo: “Além do carinho e da amizade construídos ao longo desses 30 anos, agora o compromisso aumenta”, destaca.
Para os próximos anos, ele intenciona mais projetos em prol da comunidade do Distrito Federal. “Temos que criar dignidade, ensinar a pescar e não apenas dar o peixe. Brasília tem solo fértil, é um povo que representa a essência do Brasil.”
A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara Legislativa, deputado Wellington Luiz (MDB), e pela deputada Paula Belmonte (PSDB). Para Wellington Luiz, o ministro é uma das “mais importantes reservas morais do país” e o título reconhece “tudo que o senhor fez pelo Distrito Federal e tem feito pelo Brasil”.
Belmonte ressaltou a qualificação e o comprometimento de Nardes, a quem conheceu na Comissão de Obras Inacabadas, durante seu mandato como deputada federal. Segundo ela, o ministro a ensinou a olhar para o orçamento público com responsabilidade.
Fonte: Metrópoles