
Há 88 anos um grupo de pessoas reuniu-se para criar a Associação Hospital Santo Ângelo. O início desta trajetória salvando vidas começou no dia 4 de fevereiro de 1932. A primeira reunião de diretoria ocorreu no dia 5 de fevereiro.
O encontro histórico contou com a participação de João Braga Abreu (provedor), João Rocha (vice-provedor), Januário Fernandes (secretário), Frederico Ortmann (1º tesoureiro) e Aparício Sebastião do Amaral (2º tesoureiro). Durante a reunião, foram definidas as primeiras ações para colocar em funcionamento o Hospital Santo Ângelo. Os primeiros atendimentos ocorreram no prédio da antiga Casa da Criança – onde hoje funciona o Centro de Formação São José (Lar da Menina), na rua Marechal Floriano, 2522, na Zona Norte da Cidade.
A grande demanda fez com que a Instituição de Saúde buscasse um novo e amplo espaço para atendimento da comunidade. Em 1941, o Hospital Santo Ângelo adquiriu as instalações da Casa de Saúde Santa Terezinha, na rua Antônio Manoel, onde hoje funciona a instituição.
SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Nesta caminhada as “Filhas do Sagrado Coração de Jesus” deram sua contribuição ao Hospital Santo Ângelo. De 1935 a 1998 as irmãs atuaram em diferentes funções na administração, enfermagem e na pastoral da saúde. A Capela do Hospital Santo Ângelo, onde ainda hoje acontecem celebrações especiais, é um registro que marca a passagem da congregação religiosa na Casa de Saúde.