
A Polícia Civil abriu um inquérito e investiga como tentativa de estupro o ataque contra uma estudante ocorrido no estacionamento da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Centro de Porto Alegre. O caso aconteceu no último dia 15, por volta das 21h30.
Segundo o relato da jovem de 24 anos, ela estaria saindo da aula e, quando chegou ao seu carro, um homem a teria atacado, empurrado para dentro do carro e forçado-a para o banco do carona.
Em nota, a UFRGS afirmou que o homem não é relacionado à universidade e que "adotou providências para a atenção imediata da segurança no pátio assim que tomou conhecimento da situação".
De acordo com Thais Machado, o homem teria dito para ela "ficar quieta que ele iria terminar rápido". Ela conseguiu se desvencilhar e gritar por ajuda. O homem, então, fugiu. A jovem se identificou pois, segundo ela, foi a forma que encontrou para buscar justiça.
"Eu autorizei que usassem o meu nome. Fiz essa escolha de forma consciente porque, quando é 'uma aluna', 'uma estudante', 'uma mulher', semana que vem eles esquecem. Quando tem nome, é chegar no lugar e falar: eu que passei por isso e eu quero um retorno. Se expor não é fácil, mas é a única forma de eu ter justiça”, afirma.
A polícia busca imagens de câmeras de seguraça que possam ajudar a identificar o suspeito.
A estudante reclama de escuridão e falta de segurança no local. A Faculdade de Direito da UFRGS se localiza na área central da capital. Um cercado baixo e com estrutura comprometida separa o campus da área externa.
NOTA À COMUNIDADE ACADÊMICA
A Direção da Faculdade de Direito da UFRGS informa que tomou conhecimento da ocorrência registrada na noite de segunda-feira, 15 de junho, no estacionamento da unidade, envolvendo a abordagem indevida sofrida por uma aluna, que foi surpreendida por pessoa externa à Universidade.
O fato ocorreu em área onde a circulação é aberta à comunidade em geral. A estudante recebeu atendimento no local e a ocorrência foi registrada junto aos órgãos competentes.
A Direção informa que, assim que tomou conhecimento da situação, adotou providências para a atenção imediata da segurança no pátio da Faculdade de Direito e no seu entorno. Somando esforços a essas medidas, o CAAR, com recursos próprios e doações de professores e alunos, adquiriu 20 refletores e 2 câmeras de vigilância para reforçar a segurança no estacionamento.
A administração orienta que qualquer situação suspeita seja comunicada prontamente à equipe de segurança.
Recomenda-se, ainda, que a comunidade acadêmica observe as seguintes medidas de prevenção:
Diante disso, estamos em contato constante com a Administração Central da UFRGS para a adoção de medidas efetivas.
Em parceria com o DCE da UFRGS, o CAAR protocolou junto à Prefeitura de Porto Alegre uma solicitação de melhorias no beco em frente ao estacionamento da Faculdade. Além disso, está sendo agendada uma reunião com a Brigada Militar para tratar do efetivo no entorno do Campus.
Reafirmamos nosso compromisso com a construção de uma Universidade mais segura.
Faculdade de Direito da UFRGS
Centro Acadêmico André da Rocha (CAAR)"
Fonte: G1 RS