CIDADE
23/04/2022 às 10:39 por Redação


Inflação deve impactar nos presentes de dia das mães

Inflação deve impactar nos presentes de dia das mães
Foto: Agência Brasil

Uma pesquisa divulgada esta semana revela que apenas 78% dos gaúchos pretendem presentear as mães. O restante, 22%, declarou-se incapacitado e endividado, não devendo entregar presentes. Para o comércio local a data ainda é uma incógnita, devido aos reflexos dos anos da pandemia.

O presidente do Sindilojas Missões, Gilberto Aiolfi, disse que depois do Natal, o Dia das Mães é a data comemorativa de mais importância no ano, para os negócios do comércio varejista. Porém, em função das consequências que sofre a economia global especialmente com a logística e no desequilíbrio da produção de muitas matérias primas, há um desajuste. "A prolongada pandemia, e a falta de chuvas, trouxeram como consequência, entre outros desafios, a inflação", lembrou.

De acordo com o empresário, a inflação afeta o poder de compra da sociedade. "Com isso a expectativa é boa para o Dia das Mães por ser uma data comemorativa importante para as compras. No entanto, a tendência serão valores de ticket menor, com a oportunidade a presentes mais populares", disse. Aiolfi disse, também, que estamos ainda vivendo uma fase de recuperação da economia. "O ponto positivo é que a expectativa dos colegas empresários e da sociedade em geral, que os piores momentos já passaram e se consegue visualizar dias melhores para o futuro", concluiu.

Em anos anteriores, antes da pandemia que iniciou em 2020, a expectativa de lucro com a data chegava a ultrapassar os 10%. Este ano, o Estado estima 8% em incremento de vendas, sem, contanto, que este índice representa ganho real, que em alguns setores poderá oscilar entre 2% a 5%.


Compartilhe essa notícia: