POLÍTICA
10/03/2024 às 21:22 por Redação


Região Sul registra maior índice de desaprovação do governo Lula

Região Sul registra maior índice de desaprovação do governo Lula
Foto: Reprodução | Redes Sociais

De acordo com pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (6), a região Sul é a que registrou o maior índice de desaprovação do trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 57%. O percentual de aprovação ficou em 40%. O levantamento ouviu 2 mil pessoas entre os dias 25 e 27 de fevereiro, em 120 municípios, e foi encomendado pela Genial Investimentos. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Segundo o questionário, 3% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Ainda no recorte por região, a pesquisa aponta que a aprovação do trabalho de Lula é maior no Nordeste e no Centro-Oeste/Norte. Entre os entrevistados da região Nordeste, 68% aprovam o trabalho do presidente, enquanto 31% desaprovam. Já no Centro-Oeste/Norte há um empate técnico com vantagem numérica para os que aprovam Lula: 50% a 47%. No Sudeste, 52% desaprovam o presidente, enquanto 44% aprovam. No somatório geral dos resultados, 51% dos entrevistados aprovam o trabalho de Lula e 46% desaprovam. A aprovação do presidente caiu três pontos percentuais na comparação com a pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2023. À época, 54% dos entrevistados aprovavam o trabalho do chefe do Executivo, enquanto 43% reprovavam.

ESCOLARIDADE, RELIGIÃO E RENDA

De acordo com a pesquisa, entre os evangélicos, a taxa de desaprovação de Lula é de 62%, enquanto 35% dos entrevistados deste grupo expressaram aprovação em relação ao trabalho do presidente. Comparando com o levantamento anterior, a desaprovação entre os evangélicos aumentou em seis pontos percentuais, subindo de 56% para 62%. Enquanto isso, a aprovação registrou queda na mesma magnitude, diminuindo de 41% para 35%.

A pesquisa indica ainda que a aprovação é mais alta entre pessoas com renda mais baixa. De acordo com os dados, 61% dos entrevistados que recebem até dois salários mínimos aprovam o trabalho do presidente, enquanto 36% desaprovam. Entre os que recebem de dois a cinco salários mínimos, 45% aprovam o trabalho de Lula, enquanto 52% expressam desaprovação. Segundo a Quaest, 54% dos entrevistados que recebem mais de cinco salários mínimos desaprovam o trabalho do presidente, enquanto 44% demonstraram aprovação.


Compartilhe essa notícia: