POLÍCIA
06/04/2024 às 13:49 por Francine Boijink


Urutau é resgatado em Entre-Ijuís pela Patram de Santo Ângelo

Urutau é resgatado em Entre-Ijuís pela Patram de Santo Ângelo
Foto URI Santo Ângelo

 Em um esforço conjunto para preservar a fauna local, a Polícia Ambiental de Santo Ângelo realizou o resgate de um Urutau, ave silvestre conhecida por sua habilidade única de camuflagem, no município de Entre-Ijuís.

O animal, suspeito de ter uma das asas fraturadas, foi entregue aos cuidados do Centro Clínico Veterinário da Universidade Regional Integrada-URI Santo Ângelo, sendo recebido pela professora e médica veterinária Carolina Ferrazza Nicola, que priorizando o bem-estar do Urutau, colocou o animal em repouso para minimizar seu estresse, uma medida crucial para a recuperação de animais silvestres que se encontram em situação de vulnerabilidade.

 “Nosso objetivo é garantir uma recuperação plena, para que possa retornar ao seu habitat natural o quanto antes”, destaca a professora Carolina, reforçando o compromisso da instituição com a conservação da fauna regional.

Os Urutaus são notáveis por seus hábitos noturnos e dieta baseada principalmente em insetos, capturados em pleno voo. Essas aves também podem se alimentar de pequenos animais, como morcegos, lagartos e pássaros. Sua plumagem, que lhes permite se camuflar com extraordinária eficácia, imitando pedaços de madeira ou galhos, é uma das características mais fascinantes dessas aves, permitindo-lhes permanecer quase invisíveis aos predadores e ao olhar humano.
 

Comando Ambiental


Compartilhe essa notícia: