CIDADE
10/04/2024 às 09:20 por Francine Boijink


Safra encontra produtor insatisfeito com condições das estradas

Safra encontra produtor insatisfeito com condições das estradas

Nos últimos 12 meses o problema das estradas tem estado na pauta diária dos produtores rurais de Santo Ângelo. Falta de estrutura, condições inapropriadas de acesso e, alguns lugares a falta total dele, estão entre os principais relatos. 

Com a intensificação da colheita da soja o problema suscitou soluções imediatas. E, teve agricultor “pagando” pela inércia do município, e realizando o trabalho por conta. Na Colônia Municipal, uma semana antes da colheita os agricultores realizaram um mutirão para deixar a estrada transitável. Enquanto isso, em outras localidades, os problemas só aumentam.

Na segunda-feira, 8, em Rincão dos Rorattos, e Linha Peccin (próximo da ERS-344), o agricultor teve dificuldade para o transporte da sua produção. Enquanto isso, em Lajeado das Pombas, produtores ressaltaram que a estrada estava boa, garantindo o escoamento da produção.

No município quando o assunto é estrada há uma diferença singular, a depender das regiões. Enquanto uns lamentam a falta da qualidade, outros comemoram a chegada das equipes de atendimento. Nos últimos meses o problema tem sido recorrente, parte pelos fenômenos climáticos e, outra parte, por falta de atendimento segundo relato de alguns produtores. Na segunda-feira, 8, o prefeito Jacques Barbosa voltou a mexer na pasta de Desenvolvimento Rural, tirando dela o titular Adolar Queiroz, que, via de regra, não agradou ao setor. Na semana passada o presidente do Sindicato Rural de Santo Ângelo, Laurindo Nikititz, chegou a dizer que além da falta de diálogo com o ex-secretário, a pasta enfrentava problemas pelo desconhecimento dele.

Outra entrevista na semana passada, o produtor e ex-presidente do Sindicato Rural de Santo Ângelo, Cláudio Duarte, afirmou que estradas de distritos da região norte estão intransitáveis. Segundo ele, “tem casos onde já faz três anos que foi prometida a substituição de pontes, e até agora nada. Além disso, as estradas estão cada vez mais estreitas, e com o maquinário mais moderno simplesmente não tem como passar”, afirmou o agricultor.

Ele também citou problemas na estrada geral, que sai do Bairro Garibalde Carrera machado, popular Indubras, e vai até o Rincão Santa Cruz, por onde também é impossível trafegar.

 

Leia matéria completa no Jornal A Tribuna Regional


Compartilhe essa notícia: