REGIÃO
19/04/2024 às 19:14 por Redação


Laboratório Central do RS confirma morte de idoso por malária em Ijuí

Laboratório Central do RS confirma morte de idoso por malária em Ijuí

O Laboratório Central (Lacen) do Rio Grande do Sul confirmou, nesta sexta-feira (19), a morte de um idoso por malária em Ijuí, na Região Noroeste. A prefeitura do município de 84,8 mil habitantes recebeu o comunicado em 11 de abril. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que teve conhecimento do laudo e que o caso está em investigação. 

Conforme a coordenadora epidemiológica do município, Andreia Amorim dos Santos, o paciente é um homem de 70 anos que viajou recentemente para Angola, no continente africano, a trabalho. O idoso permaneceu no país de 27 de fevereiro a 15 de março, quando retornou ao Brasil.

Dois dias depois de chegar em Ijuí, o homem buscou atendimento médico na rede pública de saúde com febre. O paciente recebeu tratamento e foi liberado sem o diagnóstico.

Após, voltou a procurar atendimento outras quatro vezes e só então foi internado. O paciente morreu em decorrência de falência renal e hepática em 10 de abril.

No dia 11, o município recebeu o exame do Lacen confirmando a infecção por malária. A informação foi repassada para a Secretaria Estadual de Saúde (SES), que investiga o caso.

"A evolução da doença é assim mesmo, pode começar devagar e ir agravando. Nesse caso, o diagnóstico foi tardio porque em momento algum o paciente mencionou que havia viajado para a África, o que poderia ter levantado essa suspeita já que naquele país a doença é comum", diz Andreia Amorim dos Santos.

Segundo Andreia, o idoso foi infectado pela variante Plasmodium falciparum, mais letal que o vírus da malária que existe no Brasil.

Fonte: G1RS


Compartilhe essa notícia: