POLÍCIA
26/04/2024 às 16:00 por Francine Boijink


Operação e ações policiais resultam em oito presos em Porto Xavier e Santa Catarina

Operação e ações policiais resultam em oito presos em Porto Xavier e Santa Catarina
Foto: Polícia Civil

Ações policiais deflagradas em Porto Xavier e em Lebon Régis, município catarinense, resultaram em oito pessoas presas na manhã desta sexta-feira (26), pela Polícia Civil. Quatro das prisões foram em decorrência da Operação Cepa, sendo que destas, três foram realizadas na cidade gaúcha de fronteira (uma voltada à posse ilegal de arma) e a outra em Santa Catarina, com a participação de agentes policiais do estado vizinho. Ainda no decorrer da manhã, um indivíduo foragido do presídio de Santo Ângelo foi capturado, assim como houve a restrição de liberdade de um homem por ameaça e perseguição (em trabalho conjunto com a Brigada Militar).  Além disso, um casal foi preso por tráfico de drogas por essa polícia judiciária.

Operação Cepa

No intuito de combater o tráfico de entorpecentes e homicídios, foi desencadeada a Operação Cepa (que significa cebola em latim e remete ao fato de Porto Xavier ser importador da hortaliça). Em seis meses de investigação, coordenadas pelo delegado Anderson Pettenon, houve a apuração de que o grupo criminoso realizava a venda de drogas, especialmente cocaína, na cidade de Porto Xavier e região, conforme a Polícia Civil. Ainda segundo essa polícia judiciária, um dos investigados, durante as apurações policiais, acabou transferindo residência para Lebon Régis/SC, onde, segundo informes, estaria traficando.

Durante as investigações, foram apreendidas porções da droga, o que confirmou, de acordo com a Polícia Civil, a participação dos investigados nos crimes de tráfico e associação ao tráfico de drogas. Com base nas provas reunidas, houve representação, por parte da Polícia Civil, pela prisão preventiva dos investigados, o que foi decretado pela justiça.

Além das ordens de prisão cumpridas em diversos pontos de Porto Xavier/RS e Lebon Régis/SC, foram executados mais quatro mandados de busca e apreensão na moradia de outros investigados. Quatro homens foram presos nesta sexta pela manhã, sendo um deles pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.

Ainda conforme a Polícia Civil,  não é descartado o envolvimento dos indivíduos presos na recente onda de violência verificada na região de Porto Xavier, vinculada à prática de homicídios, tendo como pano de fundo a disputa de grupos rivais e atrelados ao tráfico de drogas. O trabalho na manhã desta sexta-feira foi coordenado pelo delegado que está à frente da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), de São Luiz Gonzaga, Heleno dos Santos.

Prisão de um casal

Um casal foi preso por tráfico de drogas e associação para o tráfico, pela Polícia Civil, também em Porto Xavier. Buscas foram realizadas em um estabelecimento comercial. Houve a apreensão de 300 gramas de maconha, em porções prontas para a venda, além de 29 cartuchos de munição.9mm.

O local e os alvos já vinham sendo investigados, conforme essa polícia judiciária. Na ação, houve também a apreensão de um veículo.

Foragido capturado

Um foragido do Presídio Regional de Santo Ângelo foi capturado, pela Polícia Civil, em Porto Xavier. A ação ocorreu na manhã desta sexta-feira (26). Conforme essa polícia judiciária, a localização e captura  foi realizada a partir da troca de informações entre as policiais civis das regiões de São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo.

O foragido foi capturado na localidade de Linha São Francisco, interior de Porto Xavier. Depois de capturado, o preso foi conduzido ao Presídio Regional de Santo Cristo.

Homem é preso por ameaça em frente à delegacia

Um homem que ameaçou a companheira em frente à Delegacia de Polícia de Porto Xavier foi preso pela Brigada Militar e pela Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (26). De acordo com a polícia judiciária, foi quando a mulher estava no local para ser apresentada como vítima de violência doméstica.  

Enquanto permaneciam na frente à delegacia, o agressor passou e efetuou ameaças por gestos, fugindo do local. Policiais Militares e Policiais Civis seguiram no encalço do agressor, efetuando a sua prisão.  Ele foi  autuado em flagrante pelos crimes de ameaça e perseguição, sendo encaminhado ao Presídio de Santo Cristo.

 

 

Redação do Grupo Sepé com informações da Polícia Civil


Compartilhe essa notícia: