GERAL
03/05/2024 às 21:38 por Redação


Chuvas devem se estender até domingo no RS

Chuvas devem se estender até domingo no RS

As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29) devem perder força a partir de domingo (5), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além das consequências materiais, os temporais já deixaram 37 mortos e 74 desaparecidos. 26 municípios do estado registraram o maior acumulado de chuvas em todo o Brasil nesta quinta-feira (2), segundo o Inmet. Isso ocorre por conta da umidade vinda do Norte do Brasil, que deve manter o tempo instável pelos próximos dias.

Sexta-feira (3/5)

De acordo com a meteorologista da Climatempo Patrícia Cassoli, nesta sexta-feira (3) as chuvas devem permanecer volumosas, especialmente as regiões das Missões, Norte, Central, Vale e Serra do RS. A Região Norte segue com alerta de perigo extremo, e as tempestades passam a atingir também Santa Catarina. As precipitações são mais brandas apenas no oeste, próximo a Uruguaiana. Há risco de rajadas de vento entre 40 e 50 km/h em todo o RS.

Sábado (4/5)

A especialista pontua que o dia ficará chuvoso em todo o Rio Grande do Sul no sábado (4), com maior intensidade na Região Noroeste e Norte – áreas que fazem divisa com Santa Catarina –, assim como na Serra, Região Metropolitana de Porto Alegre, Litoral e Sul, com menos força. Na Fronteira Oeste e região da Campanha, há risco de chuvisco e garoa pela manhã. A previsão está associada ao deslocamento de uma zona de baixa pressão vinda do continente e ao fluxo de umidade vindo da Amazônia.

Domingo (5/5)

Cassoli detalha que, no domingo (5), a chuva perde força no estado. As precipitações se concentram nas regiões Norte e no Noroeste, mas o sol começa a aparecer. Há previsão de pancadas de chuva, de menor intensidade, durante a manhã, nas Missões, na Região Metropolitana de Porto Alegre, Vales e na Região Central. Uma nova frente fria e se aproxima na Campanha e no Sul

Próximos dias

No início da próxima semana, a chuva dará uma trégua nas regiões mais atingidas pelos temporais, especialmente a metade Norte do Rio Grande do Sul. No entanto, a trégua deve ser breve: na próxima quarta-feira (8), deve voltar a chover em boa parte do RS.

Fonte: G1 

 


Compartilhe essa notícia: