POLÍCIA
27/03/2024 às 10:37 por Francine Boijink


Mais de 40 quilos de drogas são apreendidos na região neste ano

Mais de 40 quilos de drogas são apreendidos na região neste ano
Foto: Francine Boijink/Grupo Sepé

Durante este ano, até o dia 15 de março, foram apreendidos cerca de 42 quilos de drogas na área de abrangência do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO Missões), que engloba o 14° Batalhão de Polícia Militar (São Luiz Gonzaga), o 29° Batalhão de Polícia Militar (Ijuí) e o 7° Regimento de Polícia Montada (Santo Ângelo). No combate cada vez mais efetivo a esse tipo de crime, além da integração das forças de segurança locais, planejamentos conjuntos têm sido realizados também com a polícia de Misiones, na Argentina, e de Santa Catarina.

De acordo com o comandante do CRPO Missões, coronel Alexander Duarte, o objetivo é haver uma atuação frequente na área de fronteira. “Entendemos que é por ali que vamos conseguir reduzir a entrada desse tipo de produto em nosso país. Se conseguirmos reduzir nas fronteiras, acaba tendo uma redução forte aqui na região urbana”, explica o coronel.

Dos 42,61 quilos de drogas apreendidas, cerca de 37 quilos foram de maconha, além de cocaína, crack. haxixe, ecstasy, entre outras.  Em uma das ações, por exemplo, em 12 de março, em São Luiz Gonzaga, foram apreendidos nove tijolos de maconha, pesando aproximadamente 5,9 quilos, além de 10 porções da droga (cerca de 500 gramas). Um homem foi preso, com a prisão tendo sido lavrada na Polícia Civil.

Na área do 7° RPMon, nesse período, foram apreendidos cerca de 22 quilos; na do 14° BPM, aproximadamente 9 quilos, e do 29° BPM, mais de 10 quilos. “A pessoa, às vezes, rouba uma casa, comete um assalto, rouba um celular para alimentar o seu vício. Então nós focamos nas grandes apreensões, tentamos evitar que essa droga chegue aqui, e temos que atuar também no pequeno comércio, que são essas apreensões menores, mas elas não são menos importantes. Aquilo ali, para gerar um latrocínio é muito rápido. Temos tido uma atuação bem forte nesse sentido”, ressalta o coronel Alexander.

O comandante do CRPO Missões reforça que o foco é coibir a entrada de entorpecentes, independente do tipo de droga, que fomenta esse tipo de comércio. Nesse sentido, a interação entre órgãos de segurança tem sido facilitada por meio da instalação da Região Integrada de Segurança Pública (RISP). “ A Brigada Militar não está sozinha. A Polícia Civil não está sozinha. Estamos irmanados no mesmo objetivo. Estamos trocando informações, fazemos operações conjuntas e isso tem refletido nos indicadores de criminalidade para a nossa sociedade com o nosso objetivo", finaliza o comandante do CRPO Missões.

Francine Boijink- Redação do Grupo Sepé


Compartilhe essa notícia: