POLÍTICA
18/04/2024 às 18:00 por Fabiano Bernardes


Corazza afirma que, se eleito vai reformular secretaria de planejamento de Santo Ângelo

Corazza afirma que, se eleito vai reformular secretaria de planejamento de Santo Ângelo
Foto: Zizo Andres/Grupo Sepé

Vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e pré-candidato da sigla à prefeitura de Santo Ângelo, o professor Gilberto Corazza, foi o convidado desta terça-feira, 16, do programa Panorama Debates, na Rádio Sepé Tiaraju. Na conversa ele explanou sobre os mais diversos temas e como enxerga o futuro da Capital das Missões.

Há 40 anos residente em Santo Ângelo, o professor além da Câmara de Vereadores, atua em sala de aula na Escola Estadual Odão Felippe Pippi. O edil, atualmente em seu quarto mandato na casa legislativa, afirmou que chegou a hora de renovar o quadro na Câmara e por isso, junto com o partido, já referendou seu nome como pré-candidato da sigla ao Paço Municipal.

De acordo com Corazza, o trabalho desenvolvido por ele na casa legislativa foi com base no abraço a causas da população. Segundo ele, essas causas têm por objetivo, deixar um legado ao município. O político lembrou que o partido nunca governou Santo Ângelo, apesar de já ter participado, chefiando três secretarias, à época do governo Eduardo Loureiro.

Corazza citou sua ação, através do partido, junto ao hoje ministro Paulo Pimenta, para a destinação de emenda parlamentar com vistas a construção da, inaugurada nesta semana, nova Unidade de Saúde do bairro Dytz. Lembrou que o novo posto de saúde vai seguir o modelo agora adotado pelo Ministério da Saúde para todo o país.

No que diz respeito a formação de chapa para a eleição majoritária, Corazza disse que atualmente o PT tem por diretriz seguir coligação com os chamados partidos de centro e que hoje constroem o Governo Lula. Hoje, conforme o político, já há acordo para que a federação (novo nome das antigas coligações) seja composta, além do PT, pelo PV, PC do B e Psol. Ele disse ainda manter conversas com o União Brasil e que em breve vai conversar com o vereador João Cardoso, presidente daquela sigla, para melhor estudar a possibilidade de união. Ainda na seara de construção da candidatura, Corazza informou que ainda há possibilidade do PT se unir ao PDT e até mesmo concorrer a função de vice-prefeito.

Sobre a construção do Plano de Governo, o professor informou que foram constituídos 13 grupos temáticos que vão delinear o plano de ação para o município.

O político informou que, caso seja eleito em outubro, vai fazer uma reformulação na Secretaria de Planejamento. Segundo ele, a pasta precisa ser uma secretaria de captação de recursos nacionais, internacionais e de planejamento. Citou como exemplo o município de Dezesseis de Novembro que, recentemente, habilitou 160 moradias junto ao Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. O edil disse também ser favorável a recriação da secretaria de habitação em Santo Ângelo. Lembrou que atualmente há um déficit de 4.500 moradias populares no âmbito do município.

Disse também que, caso seja o prefeito a partir de 2025, vai estabelecer um programa de extensão empresarial e crédito orientado, com o objetivo de apoiar os microempreendedores individuais (MEIs) e ainda as micro e pequenas empresas.

Gilberto Corazza criticou a derrubada de árvores durante o trabalho de estruturação do Jardim Sabo II. E confirmou ser favorável a aquisição de novas áreas por parte da prefeitura para a construção de novas casas e demais investimentos econômicos da cidade.

O político disse que é preciso criar de forma urgente um programa de realocação das pessoas que atualmente residem em áreas de risco, sobretudo para alagamentos. Afirmou que é preciso fazer uma capacitação de técnicos para a Defesa Civil.

O vereador falou também sobre o Fundo de Aposentadoria e Benefícios do Servidor (FABS), que para ele é uma “bomba de efeito retardado armada”. Lembrou que além da alíquota patronal, a prefeitura precisa também pagar a alíquota especial do passivo da dívida.

Em relação a área da saúde, Gilberto Corazza fez duras críticas, em relação à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Elogiou o trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam no setor, Disse acreditar que a maior parte dos atendimentos realizados no local no final de semana são de atenção básica, que poderiam ser solucionados numa Unidade de Saúde. Falou também que o ideal é que o município tenha, pelo menos dois postos de saúde abertos nos finais de semana, até que se viabilize a criação de uma Fundação Municipal de Saúde, algo semelhante ao que ocorre em Santa Rosa.

Sobre o aeroporto regional Sepé Tiaraju, o pré-candidato do PT, disse que há possibilidade legal de a INFRAERO fazer proposta para e participar do leilão da parceria público-privada para assumir a gestão do local.

Com relação ao curso de medicina, Corazza, frisou defender a criação do curso em âmbito federal e disse que espera, num futuro próximo, Santo Ângelo ser um polo de referência em educação e saúde pública.

Com relação ao fluxo de caixa da prefeitura, Corazza afirmou ser importante melhorar as receitas próprias, controlar as despesas, melhorar a captação de recursos e os índices de emprego e renda. Defendeu a utilização dos cargos de confiança, mas estabeleceu que é preciso que os profissionais tenham capacidade técnica, compromisso político e vocação para o serviço público.

Corazza disse que, caso eleito, como prefeito, vai vincular a coordenadoria da mulher ao gabinete do prefeito, com o objetivo de diminuir os casos de violência e discriminação.

 

Próximo convidado

Para a próxima terça-feira, 23 de abril, foi convidado a participar do Panorama Debates o pré-candidato do PL à prefeitura de Santo Ângelo, Nívio Braz. O Panorama Debates vai ao ar na programação da Rádio Sepé Tiaraju, diariamente a partir das 13 horas.


Compartilhe essa notícia: