GERAL
14/08/2020 às 11:10


Lideranças se mobilizam para a duplicação de 80 KM da BR 285

Lideranças se mobilizam para a duplicação de 80 KM da BR 285
Foto: Divulgação

A partir do anúncio por parte do Ministério da Infraestrutura, através do DNIT da contratação dos projetos básico e executivo de duplicação do trecho de 80Km da BR-285 do município de Panambi até o município de Entre-Ijuís, lideranças empresariais e políticas de Santo Ângelo se mobilizaram. 

Nesta semana foi encaminhada, correspondência ao Ministro de Estado Tarcísio Gomes de Freitas, onde solicitam a possibilidade, de nesta mesma contratação, o DNIT incluir a licitação do projeto do Contorno de Santo Ângelo. As lideranças empresariais e políticas, pretendem que o contorno de Santo Ângelo ligue a BR-285 com a BR-392, passando pelo aeroporto regional que também está recebendo investimentos através da Secretaria de Aviação Civil-SAC. 

Na correspondência, informam ao ministro da Infraestrutura que trata-se de uma logística de transporte muito importante, pois estará interligando a importante BR-285 e BR-392 que chega até Porto Xavier, onde se estará construindo a ponte internacional, que por sua vez ligará a grande região Noroeste do Rio Grande do Sul aos terminais portuários Argentino de Santa Ana e Posadas na hidrovia Paraná/Paraguai, que reduz a distância da região dos portos de 600Km para apenas 210Km.

Este projeto do contorno de Santo Ângelo, já está previsto no EVTEA-Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, do novo trecho da BR-392, ligando Santo Ângelo a Santa Maria, que está em fase de conclusão pelo DNIT. 

As lideranças de Santo Ângelo, desejam que o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, antecipe esse estudo técnico e incluído como projeto executivo nesta duplicação da BR-285, considerado um dos projetos mais importantes dos últimos tempos para a região das Missões.  A correspondência vem assinada pelo prefeito Jacques Barbos, presidente da ACISA Felipe Fontana, presidente da CDL José Nilton de Oliveira Ribeiro, do Sindilojas/Missões Gilberto Aiolfi e por Rodrigo Jeeger Zucco presidente da Agência de Desenvolvimento.

Redação Grupo Sepé/ Paulo Renato 


Compartilhe essa notícia: